terça-feira, 23 de junho de 2026

NOME

 É muito triste de
ver,
a cegueira de um
homem.
Não se pode
querer,
impor à história
um nome.
Cada um tem que
ter,
um passado
sério.
Não sé pode
dizer,
que tudo isso é 
mistério.
Não sé vive da
mentira,
a verdade é uma
só.
Quem da verdade
sé retira,
na vida dá um
nó.
Essa vida é mesmo
assim,
todos temos  que
entender.
O que é bom para
mim,
poderá não ser pra
você.

por Raimundo Sucupira

INGRATIDÃO

 

Caro Amigo, eu me abalanço a lhes e dizer e redizer
que, os brasileiros foram acometidos pelo vírus do
ódio, do medo, da maldade, da imbecilidade, nota-se 
isso claramente por onde se anda. 
Vê- se tudo isso principalmente nas redes sociais, a
maldade, a imbecilidade tomou conta dessa que faz
de tudo para semear o ódio, o medo, a separação,
e a mentira em meio à sociedade.
Como um bom observador venho notando que as
pessoas estão ficando raivosas, até na fila das 
lotéricas donde vão receber os seus benefícios que o
governo lhes beneficia no seu dia a dia, vemos que
estão todos ficando raivosos, de cara amarrada.
Como se tivesse com raiva do governo, este governo
que resgatou todos os direitos que tinha sido cortado
no governo passado que é da direita.
O que nos leva a crer que, essas pessoas preferem 
seguir os que faz uso das redes sociais para falar mal
do governo.
Todos nós sabemos que essa direita fascista faz uso 
das redes sociais para mentir, as tais das fake news
estão levando as pessoas a seguir esses picaretas, que
vive da mentira.
Com a ajuda da imprensa golpista, a direita fascista
vem fazendo uso dessas mídias sociais para denegrir
 a imagem do governo federal.
Só para lembrar, o dono da Folha de São Paulo que
está encomendando as tais pesquisas é o banqueiro 
Luiz Frias de Oliveira, um jornal que faz oposição a
Lula e ao PT.
E não apara por ai, quem é o dono do tal Datafolha?
para os desavisados é o mesmo dono do jornal Folha
de São Paulo, ou seja, do banqueiro Luiz Frias de
Oliveira, ai vem os políticos, deputados senadores da
direita alardeando sobre essas tais pesquisas feita no
 sul, redutos da direita, pois todos nos sabemos que 
no sul vive os descendentes dos imigrantes Europeus 
que não morre de amores pela esquerda, sempre vota
contra o PT e o Lula, isso é sabido por todos que tem
o mínimo de bom senso.
Tem mais, quem é o manda chuva do paraná 
pesquisa? é o Murilo Hidalgo de Oliveira que foi 
denunciado pelo MPF por lavagem de dinheiro e 
também associação criminosa em caso 
de envolvimento com agentes políticos em uma tal
indústria farmacêutica ligada aos tais militantes da
direita, pessoas que não tem moral para fazer o
julgamento de ninguém, principalmente do Lula, um
operário que chegou ao poder por feitos, por lutar
pelo povo pobre.
não é qualquer um que atinge esse feito, que fez por
este pais e que merece ser tratado com o devido 
respeito.
Esses hipócritas, inimigos do povo e do 
Brasil que faz uso da mentira para denegrir a
imagem de quem tem feito o bem comum não
pode ser levado a sério, eles são agentes do mal
que não são capaz de fazer o bem a nenhum ser
humano.
Eles faz com que o povo se volte contra esse
governo, mesmo sabendo que precisa do governo
para ter uma vida melhor.
Eles estão fazendo uso dos Evangélicos para fazer
política, usam as tais machas para Jesus como um
palanque político.
Essas pessoas que no governo passado da extrema
direita fascista, que os levou às filas do osso, sem
poder comprar carne tinha que ir para as filas do
osso catar comida no lixo.
Via-se homens e mulheres no lixo catando comida
para levar para casa, na pandemia mais de 700 mil
pessoas morreram por falta das vacinas, pois o 
gestor não comprou as vacinas.
Foi essa herança maldita que o governo fascista
deixou para os pobres, a volta da fome, essa que 
tanto nos assombrou no passado.
Todos sabemos que o governo dessa extrema
direita fascista acabou com quase todos os 
direitos que os governos da esquerda lhes 
concedeu, quem não se lembra que 4 anos do
governo da extrema direita fascista o salário
mínimo não teve nenhum aumento.
Os trabalhadores e aposentados ficaram por 
4 anos sem nenhum aumento, quem não se
lembra disso? o preço da picanha no governo
da extrema direita fascista era de quase 140
reais, roíam-se ossos.
Agora come-se carne, pois o preço da carne
permite que o povo pobre compre esse valioso
alimento, tudo isso está de volta.
Os alunos tinha que sair da Escola para ajudar
os pais, agora não, agora não precisa mais 
fazer isso, agora tem o programa pé de meia
para ajudar os Estudantes a colocar o dinheiro
em casa para ajudar seus pais.
As faculdades voltaram a facilitar a entrada 
dos Estudantes, não só os filhos dos ricos como
dizia o Paulo Guedes, mas todos, os filhos dos
ricos e dos pobres também.  
O fatídico governo da extrema direita fascista 
deu o calote nos precatórios, foi um rombo de
141,7 bilhões de reais, tudo isso ficou para o
governo Lula pagar.
Só agora que o governo conseguiu colocar a 
casa em ordem, mesmo assim protegeu os mais
pobres, tirando esses da pobreza novamente, 
pois os pobres tinha voltado ao funesto mapa da
FOME.
Agora que tudo está dentro da normalidade, que
todos estão de volta à normalidade, seguindo
os tais influences se voltam contra o governo que
lhes ajudou.
Como indagar não ofende, quero ver quando o
Lula não for mais o presidente, que todas essas
regalias que essas pessoas tem agora não for mais
entregue.
Que os pobres que tiver filhos e filhas não puder
mais colocar os seus filhos e filhas nas faculdades,
que os pobres que agora come carne, tiver que ir
novamente às filas do osso, o que eles irão dizer.
Esses pobres que agora estão se voltando contra o
governo que tanto lhes ajudou por conta da mentira
que a extrema direita fascista lhes conta.
Quando não mas poderá ir às filas das lotéricas 
para receber os benefícios que o governo lhes dar,
o que irão dizer.
Ai só lhes restará ir se aboletar na porta da Globo,
da Band, da Record, da CNN Brasil, da Folha de São
Paulo, do Estadão, do Uol, e nas portas dos tais
Influences.
Ai nós iremos ver se a extrema direita fascista, se
esses golpistas irão acudir o povo, encher a barriga
do povo, quem viver verá.
Vou destacar algumas ações que o governo Lula 
fez até agora, o fortalecimento do bolsa família,
incluindo que tem crianças pequena, combate à 
fome, a fome tinha voltado e agora dos 33 milhões
que passava fome só 6 por % ainda estão nessa 
situação.
Saúde: O retorno do mais médicos, e campanha de
vacinação que tinha acabado.
O programa mais especialista que atendo os pobres
no tocante aos procedimentos.
Habitação: O retorno do minha casa minha vida,
com entrega de milhares  de moradias por todos 
os estados.
Educação: Eeajuste do bolsa de estudo, aumento
de 15% nos salários dos professores e o pé de
meia que ajuda aos estudantes.
Relação com os governadores e prefeitos: Essa
que não era boa, mas que agora mudou.
Segurança:  Relançamento do Pronasci envio de
mais de 100 milhões para o rio grande do norte.
Meio Ambiente: Reativação do fundo Amazônia,
parado desde 2019, e aumento da fiscalização 
contra o garimpo ilegal.
Povos Indígenas: Reativação de ajuda aos 
aos Yanomami que tinha sido cortado. Combate
ao racismo: Lei que equipara injúria racial ao
crime de racismo.
Igualdade de Gênero: Programa de proteção e
promoção da saúde menstrual.
Reativação do PAC: O governo volta às ações 
do PAC, o novo PAC que foi lançado prevê 1,
trilhões em investimentos nos estado e  
municípios, muitas obras já estão
sendo realizada.
Política voltada para o estrangeiro: Visitas do
Presidente aos outros Países para voltar a 
negociar com o outros países, coisa que tinha
acabado. isso é só algumas desse governo e
 que tinha sido cortado.
Há, antes que eu me esqueça, quero ver a cara 
desses que vão às filas das lotéricas receber os
benefícios que o governo lhes dá, se estão com 
a cara alegre ou emburrada, faço questão de 
fazer essa observação.
Cá pra nós que ninguém nos ousa, o povo pobre
que estão aboletados nas igrejas evangélicas 
seguindo ao pé da letra os pastores picaretas que
lhes faz votar contra o governo, quero ver se esses
pastores picaretas vão lhes dar o que comer e
beber.
Para finalizar vou lhes dizer uma grande verdade, 
esse povo pobre que agora estão de cara virada, de
amarrada, que estão se voltando contra esse
governo que lhes acode, quando esse gestor sair
não vai demorar muito para que chore a sua
partida, quem viver verá. De modo que, nada 
melhor que um dia após o outro já dizia a minha
saudosa Mãe. Paz e bem.......

Raimundo Sucupira

terça-feira, 16 de junho de 2026

CHÃO QUERIDO

 A chuva esta 
caindo,
esta molhando 
o chão.
O verde vem
surgindo,
embelezando 
meu sertão.
O mato fica 
verde,
é difícil 
explicar.
É como uma
Parede,
pronta para
pintar.
Essa terra quando
molha,
não tem
comparação.
Da mais simples
folha,
nos encanta o
coração.
A beleza do meu
sertão,
não tem em outro
lugar.
Eu amo esse
torrão,
aqui um dia irei 
Repousar.

por Raimundo Sucupira

CABELO DE ESPIGA DE MILHO

 

Caro Amigo, eu me abalanço a lhes dizer e redizer
que, haverei de partir sem conseguir me acostumar
com a tal da modernidade, vos confesso que ainda
não me acostumei com a dita cuja, a cada mudança
uma surpresa.
Olhe, que tem tido muitas surpresas no mundo nos
últimos anos, foram muitas que aconteceram para a
nossa surpresa, uma delas foi ascensão da extrema
direita fascista no mundo.
Todos os dias que acordo e ligo a televisão ou ligo
o  computador é uma bramura diferente, sempre tem
algo para nos assombrar.
As coisas mudam a todo instante, numa velocidade 
impressionante que não nos permite acompanhar,
por conta disso não consigo acostumar com tudo que
acontece.
O pior é que raramente acontece algo bom para nos
alegrar, são sempre coisas para se preocupar, nada
que venha nos alegrar, é uma guerra atrás da outra, 
o mundo está sempre em guerra.
Parece que o ser humano ainda não aprendeu viver
em harmonia, há sempre algo para disputar fazendo
uso da força bruta.
Vê-se alguns países atravessando o planeta para
invadir e atacar os outros sem a menor cerimônia,
e ninguém diz nada, todos ficam mudos, como se
tudo isso fosse normal.
Esses animais que tem o  poder de raciocinar, por 
tanto, de separar o certo do errado mesmo assim ele
age como se fosse irracional jogando por terra tudo
aquilo que aprendeu na infância que é viver em paz
com seu irmão.
Por conta disso raramente saio de casa, só quando é
preciso resolver algo de suma importância, ai saio
mas com muito cuidado para não me envolver com
nenhum problema.
Dia desse ao andar pelas ruas da minha amada terra
o recanto encantador donde nasci, Paramirim Ba, vi
algo que chamou-me atenção, ao andar por uma das
ruas dei de cara com um grupo de Jovens, dentre 
eles uma bela garota. A dita garota ostentava um 
belo cabelo, não era um cabelo qualquer, pois este 
eram diferente das outras garotas, vermelho da cor 
do cabelo da espiga de milho.
Ao ver aquela cena não pude deixar de voltar no 
tempo, quando chegava na roça com meu pai para
chegar terra no milho já espigado, olhava em meio
as ruas e via as espigas do milho, o cabelo vermelho
alguns loiros.
Continuei a olhar para a garota  o seu cabelo da cor
do cabelo da espiga do milho, sem duvida uma bela
cena, impensável para aquela época, mas que agora
é moda.
Em se tratando de moda vemos coisas do arco da
velha, principalmente em se tratando dos jovens, é
sempre inovando nas suas atitudes, alguns com um
certo exagero.
como deixar de lembrar das brincadeiras com as
meninas no terreiro, os meninos com os currais com
as vacas feita com as frutas do quiabento e sabugo
de milho, belos currais. 
Tinha a disputa para ver quem fazia o maior e mais
bonito curral, o que tinha mais bois, a disputa era
grande.
Do outro lado as meninas cada uma com a sua
boneca em mãos feita com a espiga de milho, com
os cabelos devidamente penteados, volta e meia a
Mamãe nos dava uma bronca por ter atacado os pés
de milho no monturo.
Revivendo tudo isso, porém, sem tirar os olhos da
garota, pois estava muito bonita com aquele cabelo
da cor do cabelo de milho, que coisa bela de se vê,
a mente vagando pelo passado vendo o presente, a
modernidade que ainda não consegui me adaptar, a
surpresa.
Vai-se lhes pra mais de 60 anos e as lembranças 
estão fresquinhas, como se o tempo não tivesse
passado, tudo continua como dantes, nada mudou, 
brilha como as estrelas que jamais empalidecem, 
o pensamento também.
De vez em quando paro e dou uma folhada nas
paginas da mente, dou uma olhadinha nos meus
Alfarrábios e vejo algumas coisas que fazia na
saudosa infância.
Como não tinha a tal da internet, o celular, os tais
jogos eletrônico para jogar, para ficar com a cara
enfiada nessas telas, a história era outra, as
crianças tinha que construir o próprio brinquedo.
Os meninos fazia os carrinhos de madeira, bolas
de gude, carretilha, pipas e outros mais.
As meninas costuravam as suas bonecas, usava as
bonecar de milho, as casinhas de galhos feito das
plantas, em fim, se viravam para brincar, ninguém
reclamava.
Como esquecer das noites de lua cheia, as historias
que os mais velhos contava, a mula sem cabeça, o
lobisomem, tudo isso não sai da memória.
Com um detalhe muito importante, erámos felizes
com muito pouco, não precisava de muito para se
sentir feliz, com o simples, com o básico conseguia
essa façanha.   
Hoje a história é bem diferente, mesmo com tudo
nas mãos os jovens parte para o lado obscuro, faz
uso das drogas, das coisas proibidas, coisas que os
jovens daquela época não fazia.
São essas coisas que eu não entendo nesse mundo
moderno, coisas que acontece nessa modernidade,
como um saudosista não consigo entender o que se
passa.
Eis o pensamento do um poeta que fervilha, vaga
pelo passado em busca das lembranças boas que 
vivi, que coisa maravilhosa, é isso que nos traz o
conforto diante da melancolia do dia a dia que tem
nos acossado.
Eis que de repente o grupo de jovem bateu em
retirada e a garota partiu em meio a eles para a
minha tristeza, pois aquela cena era boa de se vê.
Fazendo uso de um velho chavão que diz( que a
alegria do pobre dura pouco) nesse caso a minha
durou alguns minutos.
Ao voltar para casa peguei a caneta e o papel e
escrevi essa crônica e uma poesia falando dessa
assunto, depois fui para o computador e passei a
limpo.
Costumo fazer isso para não perder o hábito da
escrita, escrevo as crônicas e poesias primeiro
no papel só depois irei para o computador, essa
é a minha regra.
Assim como a leitura, jamais abri mão de uma
boa leitura, de um bom livro, pois os livros nos
abre caminhos, nos leva a lugares nunca dantes
visitado.
Liberta a mente mesmo que esteja preso, nada
lhes atrapalha em se tratando da leitura, tudo é
possível, é o doce mistério da mentalidade, que
cada um tem o seu, somos todos iguais no físico
porém, diferente no pensar.
É essa a grandeza do ser humano, da criatura e
do seu criador, todos iguais  fisicamente mas no
tocante ao pensamento diferente, é isso que faz
o humano perfeito.
Não há maquina mais perfeita do que a maquina
humana, é por isso que conseguimos acompanhar
a modernidade mesmo com o passar dos anos isso
não nos atrapalha em nada. É perfeitamente
possível viver bem o presente sem abrir mão do
passado, quando necessário é só folhar as 
paginas da mente e tudo virá a tona no mesmo
instante.
De modo que, ao ver aquela cena no mesmo
instante folhei as paginas da mente voltando ao
passado, revivendo tudo aquilo que vi e vivi na
infância, coisas que naquela época era normal
mas que agora já não se vive mais, coisas que a
vida nos permitia viver e que hoje já não nos
permite mais.
Coisas simples que nos acontecia e que nos
fazia feliz, que nos dias de hoje não acontece
com tanta frequência, quando isso nos causa a
surpresa como a que me causou e isso não tem
preço.
Quem viveu viveu, que não viveu não vive
mais, é por isso que devemos preservar tudo
que vivemos no passado para que quando nós
fomos indagados pelos moços termos o que
lhes Responder. De vez em quando os moços
vem até mim para fazer algumas indagações, 
minha resposta não tarda, eles não sai sem ter
a devida resposta.
Vos afirmo, aquele que não tem uma história
para contar a sua vida não tem o menor valor,
pois o que faz sentido na vida de um ser é a
sua história.
Por tanto, infeliz daqueles que não tem uma
história para contar, um passado para se
orgulhar, é isso que faz um homem ou uma
mulher grande.
Depois de labutar por mais de 48 anos na vida
pública resolvi descansar sobre a sombra do
tempo para o merecido descanso, é justo, lutei
muito, tenho o merecimento, lutei a luta justa,
combati o bom combate é justo o descanso. A
nova geração deve assumir o leme, o mar é
revolto, porém, o horizonte é logo ali, remar é
preciso. Paz e bem.....


Raimundo Sucupira





terça-feira, 9 de junho de 2026

VERDADE

 O que tinha que ser
dito,
acabei de dizer.
O que tinha que ser
escrito,
acabei de escrever.
Essa direita 
fascista,
que só sabe
mentir.
Que fala mal da
comunista,
que quer tudo para
si.
Essa gente do mal,
que não gosta de
ninguém.
Só quer lacar no
jornal,
bom futuro não
tem.
Quem só vive da
mentira,
que não fala a 
verdade.
Bom proveito não
tira,
do que promove a
liberdade.

por Raimundo Sucupira

O PREÇO DA TRAIÇÃO

 

Caro Amigo, eu me abalanço a lhes dizer e redizer
que, uma das maiores nódoas de um sujeito é a tal
da traição, se essa traição é à Pátria pior ainda, em
nada justifica tamanha desventura, isso é uma das
coisas imperdoáveis que um cidadão possa fazer a
sua própria Pátria.
Quem pratica tamanha desventura não é capaz de
preservar a sua própria história, e a história do seu
pais.
É o que todos que compõe essa extrema direita faz
é tramar contra o Brasil, eles não faz questão de 
esconde isso, faz tudo as claras, tem a cara de pau
de dizer que são patriotas. 
O que essa família Bolsonaro tem feito contra sua
pátria é muito grave, nem Silvério dos Reis fez o
que essa família faz.
Para os que não conhece vou ser mais claro, quem 
foi Joaquim Silvério dos Reis, ele ficou conhecido
na história como o maior traidor da inconfidência
mineira.
Os Inconfidentes era um grupo de homens e 
mulheres que lutavam para libertar o Brasil de 
Portugal e da sua tirania, um pais que durante 
séculos nos explorou, levou a nossa riqueza e os
nossos sonhos junto.
Foram centenas de anos de escravidão cuja a 
liberdade nos foi negada, aqueles que se atrevia
protestar ia para o pelourinho enfrentar o tronco
e a chibata no lombo.
Voltamos ao Silvério dos Reis, o que este sujeito
fez aos que lutavam pela liberdade dos escravos.
Endividado com a Coroa Portuguesa, ele delatou
os planos dos Inconfidentes em 1789 em troca do
perdão de suas dividas, resultando na execução do
líder Tiradentes.
Esse brasileiro ilustre que teve a coragem de 
levantar a voz contra essas maldades que a coroa
portuguesa cometia contra o povo brasileiro, que
só queria viver livre e em paz.
A Delação: Ele entregou o movimento aos
portugueses para quitar suas dividas com o Real
Erário, tornando-se precursor do conceito da tal da
"delação premiada" na história do Brasil.
O que essa família tem feito no Brasil é ainda pior,
eles estão traindo o Brasil e o povo as claras, não
faz questão de esconder isso.
Eles adotaram os Estados Unidos como pátria, e
defende este pais com unhas e dentes, lutam o
tempo inteiro em favor desse pais e contra nosso
Brasil.
Todos estão vendo o que o Eduardo Bolsonaro tem
feito nos Estados Unidos contra o Brasil, tramando
todo tipo de maldades.
O seu irmão que é o candidato o Flávio Bolsonaro
vai lá nos Estados Unidos o tempo todo para fazer
o mesmo, agora ele aprontou mais uma, ao pedir a
inclusão das facções como terroristas e as tarifas, o
pedido dele foi atendido.
Vou iniciar dizendo sobre essa direita fascista aqui
do Brasil, o que esses fascistas tem feito contra a
sua Pária, vejamos, a família Bolsonaro que está a
frente desse grupo o que eles tem feito contra para
prejudicar o Brasil e o povo. Todos estão vendo o
que os filhos do Bolsonaro tem feito para atentar
contra o Brasil, todos vimos o que essa família fez
quando o Presidente dos Estados Unidos o Trump
taxou a Brasil.
Eles foram às redes sociais e aplaudiram as taxas
que nos tinha sido imposta, dizendo que era justa,
que o Trump tinha razão, que o Brasil tinha que se
render, pagar o preço, que o Brasil tem que servir
aos Estado Unidos.
Todos eles foram às redes sociais e ostentaram a
bandeira dos Estados Unidos, colocaram bonés do
maga, o Tarcísio de Freitas, o Ronaldo Caiado, o
Romeu Zema, o Jorginho Melo, o bandidão do 
Rio de Janeiro o Claudio Castro e os deputados e
senadores dessa extrema direita.
E mais, um dos filhos do Bolsonaro abriu mão de
ser deputado para ir morar lá para continuar o que
eles tem feito, tramar contra o Brasil e o povo, ele
já fazia isso antes de abdicar-se do parlamento, os
Bolsonaros faz isso o tempo todo, já não faz mais
questão de esconder isso. Diante dessas tais taxas
o Brasil penou muito, o nosso presidente Lula fez
de tudo para defender o Brasil e o seu povo, agiu
como um cacheiro viajante viajando pelo mundo
inteiro para abrir novos mercados e levando junto
os empresários.
Essa atitude deu resultado, foram mais de 500
acordos, negócios fechados com vários países, o
agro foi o mais beneficiado, estamos vendendo 
como nunca, este vem batendo recorde em cima
de recorde.
Agora, quando as coisas estava indo bem, que o
Presidente Lula tinha conversado com o Trump e
as coisas estavam entrando nos eixos vem o filho
do Bolsonaro o que é candidato à presidência que
se diz Patriota e vai lá nos Estados Unidos pede 
ao Trump que classifica facções como terroristas,
não satisfeito pediu também mais tarifas contra o
Brasil.
A mais grave é que o nosso pix pode ser taxado
pelo governo Americano, não nos é nenhum
segredo que os Americanos estão de olho no 
nosso pix, eles estão morrendo de inveja por 
conta do sucesso do pix, na verdade é nosso pix
que eles querem.
Só para que se tenha uma ideia do poder do pix,
no ano passado o pix movimentou um recorde de
35,4 trilhões isso só no ano passado.
O sistema de pagamentos instantâneos do Banco
Central do Brasil registrou quase 80 bilhões de
transações no período, consolidando-se como o
principal método de pagamento do país.
Vale ressaltar que, o pix não foi criado no 
governo Bolsonaro, mas no governo Temer pelo
Banco Central, eles dizem que o pix é deles o 
que é mentira.
Foram alguns funcionários de carreira do banco
central que criou essa ferramenta que deu certo e
resolveu a vida de milhares de brasileiros e
brasileiras, repito, no governo do Temer, não do
do Bolsonaro.
Vejamos a gravidade dessas duas medidas: A que
classifica as facões como terroristas, quais são as
punições que o Brasil pode sofrer com tudo isso,
a declaração dessas facções como organizações
terroristas pelo governo dos Estados Unidos pode
expor o Brasil e suas instituições financeira as 
sanções secundárias e restrições de crédito. O 
pais também pode enfrentar um risco 
reputacional que afeta investimentos estrangeiros,
comércios exterior, turismo e a cooperação 
internacional de segurança.
Os riscos e penalidades que recaem sobre o pais e
o mercado envolvem: 
Sanções financeiras aos bancos brasileiros:
instituições financeiras que realizam negócios nos
Estados Unidos podem ser punidos pelo escritório
de controle de ativos estrangeiros(OFAC) ou ter
operações congeladas caso facilitem transações de
indivíduos ou empresas ligadas a grupos que são
designados como terroristas.
Impacto econômico e aumento de custo: Os que
entendem do riscado, os especialistas alertam que
o encarecimento de seguros para empresas 
transacionando com o Brasil e o risco reputacional 
podem causar diminuição nos investimentos 
estrangeiras, inflação e afetar a taxa de juros.
Restrição na cooperação de inteligência: A troca 
de dados com agências americanas, como FBI,
pode ser tratada como questão de defesa nacional,
tornando o acesso a informações estratégicas mais
restrito e condicionando a novas diretrizes. Debate
sobre a soberania: Especialistas debatem se o
enquadramento internacional unilateral abre 
brechas para intervenções indevidas em território
ou águas brasileiras sem a coordenação das
autoridades nacionais.
São esses os problemas que esses fascistas que
se diz patriotas causaram ao Brasil, ainda tem a
cara de pau em vir à público dizer que pediram 
ao Trump que não tachasse mais o Brasil, como
se ninguém soubesse o que eles fizeram no verão
passado, ou melhor dias atrás.
Que eles foram lá pedir que o Trump voltasse a
fazer maldades ao Brasil e o seu povo, agora diz
que não fizeram nada, que são inocentes que são
patriotas.
O Flávio Bolsonaro cometeu a pachorra em dizer
que ele é do bem, que ele é o verdadeiro 
defensor da Democracia, como se ninguém 
soubesse que foi eles e os seus lacaios, fascistas
como eles que invadiram e quebraram os três
poderes.
Que foram eles quem tramaram o golpe contra
a Democracia e o Estado de Direito, tramando
matar o presidente eleito pelo voto livre dos que
amam a Democracia de verdade, o verdadeiro
dono do poder. Todos estão vendo quem é quem,
quem de fato são a pessoas do bem e quem são
as pessoas do mal, quem defende de verdade a
Democracia e quem defende a ditadura, é simples
assim, só não ver quem não quer.
Eu não acredito na burrice, não, não, os eleitores
não são burros, para ser mais claro, o brasileiro
não é burro, não acredito nisso, por isso vos digo
de duas uma, ou esses eleitores brasileiros que
apoiam, votam nesse traidor, fascista são mesmo
burros o que não acredito, ou esses são conivente
com ele o que é mais grave ainda.
De modo que, diante de mais essa maldade que
os Bolsonaros aprontaram contra o Brasil e o
povo é bom que cada um brasileiro e brasileira
faça a sua criteriosa reflexão antes de fazer a sua
escolha para depois não vir a sofrer sobre o leite
derramado.
Para ser mais claro, sobre um voto mal dado e
que irá atrasar o bom andamento do Brasil por
mais 4 anos como aconteceu 4 anos atrás, com
o pai desses golpistas o golpista maior o líder
do fascismo brasileiro. Que ninguém não se
esqueça disso, foi o pai dele que quase quebrou
o Brasil, fazendo uso do Santo nome de DEUS
em vão.
Essa história de Deus, Pátria e Família é pura
enganação, quem negou as vacinas deixando
mais de 700 mil brasileiros e brasileiras sem o
devido cuidado, morrerem não merece ter o
apreço de ninguém.
São esses golpistas que querem voltar para o
poder, que tramam contra o Brasil as claras e
tem a cara de pau em dizer que estão na defesa
do Brasil e do povo.
Não custa nada o eleitor pensar bem antes de
escolher, principalmente os empresários do
agro, os que são mais atingidos pelas ações do
Trump pedido dos Bolsonaros, cuja a defesa é
Lula que faz.
Cá pra nós, a segunda nódoa que um ser pode
ostentar é a ingratidão, e essa nódoa está com
o agro, pois depois de tudo que o presidente
Lula fez pelo agro este continua apoiando os
Bolsonaros. O que é mais grave é ver que o
agro não está nem ai para o que eles fazem lá
fora contra o próprio agro, é difícil entender 
o porque o agro teima em apoiar essa gente. A
direita fascista só tem feito mal ao Brasil, não
faz nada para ajudar, só para atrapalhar, vota
contra tudo que o governo manda para o
congresso, quando não vota contra mutila os
projetos.
Em nada contribui para com o bem comum,
o que faz é contra a coletividade, só em favor
dos ricos nunca em favor dos pobres, isso não
é justo. Não é possível que o povo não está 
vendo isso, não ver quem de fato lhes defende
de verdade principalmente os pobres, os que 
mais precisa.
Ver um pobre dizer que apoia esses fascistas
é muito triste, apoiando quem lhes maltratam
quem tira tudo aquilo de bom que conquistou
durante anos de lutas. Ver tudo isso é muito
triste, ver alguém que se diz cristão temente
a DEUS apoiando esses agentes do mal que 
só tem feito maldades, que pregam o ódio, o
medo, a separação, a discórdia, é muito triste.
A última traição, essa é bem pior, para quem
luta a mais de 48 anos pelo bem comum, que
sobreviveu uma ditadura cruel que matou e
perseguiu quem ousava falar do bem comum
ver que tudo isso está sendo esquecido pelos
moços é triste.
Fico a pensar, se toda essa luta valeu apenas,
48 anos atrás quando abracei a vida pública
me empenhava eu em lutar contra essa gente
do mal e em favor do bem comum. Não me
arrependo de nada do que fiz, pois amo esse
meu ideal, essa minha causa, porém triste por
ver que essas conquistas não estão sendo 
preservada e defendida. Paz e bem....

Raimundo Sucupira


terça-feira, 2 de junho de 2026

RAZÃO

 Quem age fora da
Lei,
não tem respaldo
legal.
Disso eu já vos
falai,
é bom evitar esse
mal.
Quem presa pela
legalidade,
não tem o que
temer.
Ela anda na
Claridade,
não precisa se
esconder.
Quem só fala a
verdade,
não merece o
castigo.
Só anda em
conformidade,
com a lei diz o
artigo.
Sobre a luz da
Razão,
todos tem que
andar.
Nos diz a nossa
Constituição,
assim nada vai nos
importunar.

por Raimundo Sucupira
 
Contador de Visitas Para Blogs