segunda-feira, 15 de abril de 2013

FÉ E DEVOÇÃO

Caro amigo,é impossível esquecer
algumas figuras folclóricas que
viveram em nossa Cidade,quem
não se lembra de Chica do Padre!
em suas rondas pela Cidade com
o balaio na cabeça entregando
carne para os açougues.Sempre a
primeira a chegar na Igreja,o primeiro
banco da Igreja era para ela,o
desavisado que sentasse quando
ela chegava tinha que levantar as
pressa.Madrinha Chica para os
chegados,era uma devota fervorosa
não perdia uma Missa,quando tocava
o sino da Igreja da Matriz em poucos
minutos la vinha ela descendo o
beco,pano branco amarrado na
cabeça,quando indagada dizia que
era por conta do sereno da boca da
noite.Dado que,quando vou a Missa
aos Domingos,depois de ir ao
Santíssimo fazer a primeira oração,
dirijo-me ao fundo da Igreja onde
gosto de ficar,ao passar olho para
o primeiro banco não vejo mais
aquela figura sentada com o terço
na mão e o pano branco na cabeça.
Vejo que o tempo passou e as
pessoas não são mais as mesmas,os
tempos mudaram,porem,a vida tem
que continuar,ademais,esperamos
que a nova geração continue a
trilhar pelos caminhos da Fé sempre
abalizado naqueles que no passado
deu esse exemplo....

Raimundo Sucupira

quinta-feira, 11 de abril de 2013

BEIRA DA LAGOA

Aqui na beira da
lagoa,
é um belo lugar.
Essa terra é
boa,
onde se pode
morar.
Doce terra onde
nasci,
aqui eu quero
morrer.
Jamais hei de
partir,
nesse bairro eu
quero viver.
Quando eu era
criança,
nessa lagoa
brinquei.
Isso não sai da
lembrança,
em suas águas
banhei.
Meu Deus como
é bom,
aquele tempo
relembrar.
Quero ouvir o
som,
da velha banda
tocar.

Raimundo Sucupira

PARADA

Caro amigo,para nós que não passamos
de pobres mortais,por tanto,longe de
ser Incorpóreo que nos aventuramos
pelos confins do Sertão em busca de
novidades,achamos muito difícil a
prosódia,as vezes achamos que tudo
isso são pronuncias que vem da
rabacuada.No entanto,cometemos uma
tremenda injustiça,essa gente é simples,
porem,de uma sabedoria sem igual,para
driblar as dificuldades do dai a dia eles
criam uma linguagem que só se ouve no
Sertão.Entre uma prosa e outra você
vai descobrindo valores que só aqui no
Sertão ainda é preservado,coisas que
para a maioria das pessoas não tem
importância,para o Sertanejo é de
grande valor,Homens e Mulheres
aparentemente iletrados,porem,quando
sentamos com eles e nos aprofundamos
na prosa nos dão uma verdadeira lição
de vida.Como dez o ditado(saímos
daqui lido e corrido)Dado que,quando
o amigo passar por essas bandas,não
custa nada dar uma paradinha e prosear
um pouco com esse povo,tenho certeza
que o amigo sairá com uma visão
completamente deferente desse que é
um dos lugares mais belo da terra.Eita
Sertão que tem historia....

Raimundo Sucupira

segunda-feira, 8 de abril de 2013

NUMA BOA

O tempo não
perdoa,
ele chega de
mansinho.
Leva tudo
numa boa,
vai seguindo
seu caminho.
Sem querer
ser modelo,
muito menos
ter vaidade.
Olho no meu
espelho,
relembrando
a mocidade.
O tempo não
volta mais,
resta apenas
a esperança.
Vendo rugas
faciais,
choro feito
Criança.
O tempo que
resta,
tem pouco o
que fazer.
Separo o que
não presta,
tem pouco a
perder.

Raimundo Sucupira

VIDA QUE TE QUERO BEM

Caro amigo,nas décadas de setenta e
oitenta nos finais de semana saiamos
todos em alto estilo,cabelo black
power,calça boca de sino,camisa de
xadrez,tamanco colorido,perfume
madeira do oriente,em fim,nos trinques.
O ponto de encontro era as boates
xangô,peneirão,mangueira,boate de
Laura e a cabana de Pai ihô ihô,copo
de rum nas mãos balançando o
esqueleto ao som da musica de Elton
John,sobre os olhares atento das
gatas,a luz negra dava um toque todo
especial.Ao final,quando a luz dava o
sinal todos voltavam para casa alegres
já pensando no próximo final de
semana,dado que,para mim que vi e
vivi tudo isso vendo o que acontece
nas festas de hoje em dia,uma imensa
frustração toma conta de mim.
Recolho-me ao canto e não atrevo-me
a sair,pois as vezes que me aventurei
deparei-me com vários Jovens
perambulando feito zumbis sobre o
efeito de álcool e drogas,desperdiçando
a beleza da Juventude,sendo assim
prefiro o silêncio e a segurança do lar.
Ademais,como um saudosista que
acredita na mudança do ser humano
espero que os Moços dê conta do
desperdiço que estão fazendo com a
mocidade e finalmente vivam bem as
coisas belas da Vida....

Raimundo Sucupira

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PERIGO

Eu vos disse uma
vez,
vou repetir
agora.
Mulher não gosta
do cortes,
prefere o que
explora.
Essa é uma
verdade,
que gosto de
dizer.
Mais uma triste
realidade,
o moço tem que
aprender.
É bom não se
omitir,
pra entrar nessa
parada.
Se dela fugir,
no final fica sem
nada.
É bom ficar
atento,
pra não passar
batido.
Tem perigo em
todo momento,
o moço pode ser
engolido.

Raimundo Sucupira

NA BRUACA

Caro amigo,tem certas coisas que nos
aconteceu que não esquecemos
jamais,lembro-me como se fosse hoje
da feira livre na praça Santo Antônio.
Toda Sexta Feira ao anoitecer os
vendedores de frutas chegavam em
caravana,carro de boi,burros de
carga,os vendedores colocava as
bruacas em frente ao barracão.
Quando escurecia a Meninada ia
chupar laranja na BRUACA de seu
Colodim,velho comerciante que
vinha de Paramirim das Criolas um
distrito de Água Quente,produzia a
laranja mais doce na época,como
diz o ditado(no escuro todo gato é
pardo)no escuro era mais fácil
enganar os vendedores,ou seja,
chupava uma dúzia e pagava trés ou
quatro laranjas,o resto das bochas
ficava nos bolsos.De quebra ainda
aproveitava para dar umas voltas
nos Jumentos que ficava amarrado no
curral de Zé Barbosa,de vez em
quando pegava um Jumento treiteiro
fazia que ia para um lado e acabava
indo para o outro,moral da historia,
Moleque comia poeira,saia todo
ralado.Dado que,apesar das coias que
aprontávamos as brincadeiras não tinha
maldade,não fazia mal a ninguém,as
brincadeiras era sadia não existia a tal
maldade,era estreito os laços de
amizade entre nós,cada um tinha seu
apelido,bastava um assobio e o recado
estava dado,em pouco tempo
estávamos todos reunidos prontos
para uma nova aventura.Éramos felizes
e não sabíamos.....

Raimundo Sucupira

 
Contador de Visitas Para Blogs