terça-feira, 16 de julho de 2024
IMPROVISO
Eu sei que Amanhã,
Ainda estarei
Vivo.
É essa esperança
Vã,
que me serve de
Incentivo.
Quando se tem
Esperança,
as coisas nos
Acontece.
Aquele que tem
Confiança,
são os que menos
Padece.
Olhando para
Frente,
Buscando sempre
o Melhor.
Preparando o
Presente,
fazendo tudo com
Amor.
A Vida para Mim,
não é só
Sorriso.
Tem começo meio
e Fim,
não pode ser só de
Improviso.
por Raimundo Sucupira
GENTE NOVA
Caro Amigo, O que há de sé fazer,
a cada dia que passa vai
chegando mais Gente, é Gente a
da com Pau, Antigamente quando
chegava Gente o nosso Pai dizia
para a nossa Mãe, Mulher! coloca
mais Água no Feijão! Ao colocar
mais Água no dito Feijão tudo sé
Resolvia.
Agora as coisas são bem
diferente, só Água no Feijão já
não basta, é preciso muito mais
do que isso .Já são pra mais de
212,7 Milhões de Brasileiros e
Brasileiras, o Instituto de
Geografia a Estatísticas (IBGE)
Acaba de Fazer essa Constatação.
O Brasil esta Crescendo muito
Rápido, ou seja, a População esta
Crescendo e as Autoridades não
estão Acompanhando tudo isso
com a Devida Atenção. É só fazer
uma Observação ao que sé passa
no tocante à Alimentação, já são
mais de 34 Milhões de pessoas a
passar FOME no Brasil, isso nos
dar a Dimensão do enorme
Problema que temos que
Resolver.
Fazendo uso de um Chavão que
a minha Santa Mãezinha dizia
(Barriga não Espera, quem espera
Tempo duro é Lajedo)nesse caso,
temos que Alimentar todo esse
Povo.
Anos atrás o Brasil acabava de
varrer do seu Território a invasão
desse inimigo Implacável que é a
FOME, mas Infelizmente ela esta
de Volta.
Vou completar essa minha
Observação com as Palavras de
um Grande Intelecto(o Brasil da
Inexorável mercantilismo que
explorava a humanidade, o
colosso do egoísmo universal,
que, durante um século, assistia
impassível à Interiorização dos
cálculos dos governos sobre os
direitos dos Povos, o reinado
Ímpio da ambição e da força
rolava, e se desfazia, num
desmoronamento pavoroso,
levando por aí a rojo império e
dinastias, reis, domínios,
Constituições e tratados. Mas a
medonha intervenção dos
Poderes tenebrosos do nosso
destino mal estava começando.
Ninguém poderia conjeturar
ainda como e quando acabará)
Tudo isso sé aplica nos dias de
hoje, com esse tenebroso
inimigo de volta nós temos que
fazer algo para que tudo isso
acabe.
Com a chegada desse novo
Gestor as coisas começaram a
mudar, esse que durando a sua
Gestão passada combateu e
acabou com a FOME já está
combatendo ela novamente, pra
nossa Alegria.
De modo que, não importa a sua
posição Política nem o seu
Credo Religioso, temos que
deixar de lado todas as arestas
e juntos e misturados combater
este inimigo comum.
O que importa é fazer chegar
aos nossos Irmãos que estão a
passar FOME a Comida, depois
de tudo isso Resolvido, sobrará
espeço para os embates Político.
Paz e Bem....
Raimundo Sucupira
terça-feira, 9 de julho de 2024
CAMINHO
Tinha uma pedra no
meio do Caminho,
no meio do caminho
tinha uma Pedra.
Tem que dar um
Jeitinho,
para não ter nenhuma
Perda.
O caminho tem que
ser Andado,
pois andar é Preciso.
Não se pode ficar
Parado,
não se vive só do
Improviso.
Aquele que não se
Prepara,
no mundo vai
Sofrer.
Sua vida vai
Desmoronar,
com certeza vai
Perecer.
Não se perde por
ser Prudente,
o preparo é Tudo.
Olhar sempre para
Frente,
o sentimento é
Profundo.
por Raimundo Sucupira
NA PONTA DO DEDO
Caro Amigo, Adotando Esse Regime,
o Capitalismo, Em Boa Parte do
Mundo sé Escolheu Algo Donde nos
Abrigássemos dos Intemperes, que,
em Boa Parte do Mundo por Gerar,
Escândalos e Ruínas dos Países,
Essas Mudanças Visaram Mudar
para Sempre o Mundo Político, é o
Mundo Espiritual.
Ainda não sei bem se todas as
ilusões dos sentidos e do espírito
são loucuras, por exemplo, o ser
humano que, por ter a vista turva,
confunde o bem com o mal, ou julga
soblime poema a mais detestável
das rapsódias, não será tomado por
louco, ao passo que se dará
facilmente esse nome ao que, tendo
o juizo tão pertubado quanto os
sentidos, mantém continuamente uma
alienação contrária aos costumes e
usos comuns
Em Meio à Modernidade e os seus
Desafios Aproveito para fazer Uso
das Palavras de um Grande Intelecto
(Habituais-vos a Obedecer, para
Aprender a Mandar. Costumai-vos a
Ouvir, para Alcançar a Entender.
Afazer-vos a Esperar, para Lograr
Concluir. Não Delíreis nos vossos
Triunfos. para não Arrefecerdes,
Imaginai que podeis Vir a Saber tudo:
Para não Presumirdes, Refleti que, por
muito que Souberdes, Mui Pouco
Tereis Chegado a Saber. Sede,
Sobretudo, Tenazes, quando o Objeto
Almejado se vos Furtar na
Obscuridade avara do Ignoto no
Profundai a Escavação, Incansáveis
como o Mineiro no Garimpo. De um
Momento para o Outro, no Filão
Resistente sé Descobrirá, Talvez, por
Entre a Ganga, o Metal Precioso)
Nesse Caso, Paga-se o Preço pela
Modernidade, as Pessoas já não vão
mais aos Bancos para fazer as suas
Transações, tudo isso virou coisas do
Passado, isso agora sé faz no Celular,
na Ponta do Dedo.
Com Essas Mudanças tudo ficou
mais Prático, Basta um Celular, um
Toque na Tecla do Celular e tudo sé
Resolve, no Entanto, há Controvérsia,
ou seja, os Roubos.
A Onda Agora é o Roubo de Celular,
tudo por conta do tal do Pix, um
Aplicativo donde sé faz as Funções
Bancárias sem que seja Preciso Ir ao
Banco, isso tem Chamado Atenção
da Bandidagem.
Nunca se Roubou e Matou tanto
Neste País, tudo por conta de um
Celular, por todo o País Forma-se
Quadrilhas Especializada em
Roubo de Celular.
Esse Bendito Aparelho no Momento
Vale mais do que Ouro em Pó, virou
uma Verdadeira Galinha dos Ovos
de Ouro.
É por essas e Outras que Abri Mão
desse Apetrecho, não quero nem
saber disso, Estou Correndo às
Léguas dessa Geringonça, quando
preciso falar com um Amigo ou
Amiga, vos Mando uma Epístola,
um Recado ou vou Pessoalmente.
Cá pra nós que Ninguém nos Ousa!
Essa Geringonça não nos faz Falta!
já Acostumei a Viver sem ele, foi-se
as Fofocas.
Só que, nem Todos Pensam e Age
como Eu, Em Assim Sendo, Cabe a
cada um que tem um Celular tomar
os Devidos Cuidados para que não
Venha a ser Pego com a Boca na
Botija, ou Melhor, com o Celular na
Mão.
Eu que não sou bobo nem nada já
me preparei, o meu passa boa parte
do tempo num canto, quase não
ligo pra ninguém.
Uma vez ou outra alguém me liga,
quando quero falar com um amigo
vou ao seu encontro ou mando um
Recado, sé não dão o Recado
Escrevo uma Epistola.
O fato é que, não confio nesse tal
apetrecho, prefiro a velha e boa
conversa olho no olha ou ao pé do
ouvido, isso é muito mais seguro.
De Modo que, Esse é o Preço que
sé Paga por ter Certas Facilidades,
nada vem de Graça, tudo nessa Vida
tem o seu Preço, por isso é Bom se
Precatar. Paz e Bem.....
Raimundo Sucupira
terça-feira, 2 de julho de 2024
FELINO
O Instinto Felino,
a unha bem
Afiada.
O Bicho Malino,
não Respeita
Nada.
O Medonho
Feroz,
fica sempre à
Espreita.
Do Rato o
Algoz,
do passarinho a
Receita.
Tem o pulo
Certeiro,
não erra a Mira.
Não sai do
Terreiro,
um autentico
Caipira.
O gato do Mato,
não é o mesmo da
Casa.
Não tem o
Trato,
de todo felino que
se Presa.
por Raimundo Sucupira
FIO D'ÁGUA
Caro Amigo, lá pra cima das
Gerais as chuvas estão caindo
em abundância, é Água a dar
com pau, o Rio são Francisco
tá cheio que tá danado, tá
passando aos Borbotões aqui
pela Bahia.
Cá ainda na Bahia, este Rio
Grandioso, forte corta as Terras
do Bom Jesus, passa por
debaixo da ponte que fica
perto da Gruta do Bom Jesus,
a Gruta Milagrosa adonde os
Romeiros, os Fieis, os
precisados das Graças vão em
Busca da cura e Salvação. A
Romaria, a fé do Povo, o
Milagre do Santo, o Rio são
Francisco, a ponte, que leva os
Romeiros dum lado para o
outro, o Bom Jesus, a Cidade,
isso tem tudo a Ver.
Mas a Vida que sé segue, a
Bahia de todos os Santos, de
muitos Encantos vai ficando
para trás, o Rio que segue, mais
cheio, mais forte que nunca, as
outras Terras Cortando, muita
gente matando a cede, é o
Milagre das Águas.
Em meio ao Sertão essa Terra
ainda Árida, ressecada, o
Milagre da Vida, essa dadiva
Divina que sacia a cede de
todos os Viventes, depois de
tudo isso, o destino final, o fim
da Missão o desaguar ao Mar.
Há, meu Sertão, Minha Terra
Querida, meu Lar pelo Pai
Prometida, daqui não saio por
nada desse Mundo.
Neste Canto da Terra, o
Brasil, Adonde a Mãe Natureza
nos Proporciona as mais Belas
Condições para sé ter uma
Vida Plena, cheia de Encantos,
pois aqui não tem nada que
possa nos Ameaçar.
Aqui não tem Terremotos, não
tem Maremoto, não tem
Nevasca, não tem Vulcões, não
tem Furações, em fim, não tem
nada que possa colocar nossas
Vidas em Risco.
Essa Terra é a Melhor Terra
para sé Viver no Mundo, como
essa Terra no Planeta não há, a
Terra que todos Sonham e que
Acolhe a Todos que por aqui sé
Aportam.
Como disse um Grande Intelecto
(Havereis de conhecer como
conheço, Países, onde quanto
menos ciência se apurar, mais
sábio florescem. Há, sim, dessas
Religiões, por este mundo além.
Um homem(nessas Terras de
Promissão)que nunca se mostrou
lido ou sabido em coisa nenhuma,
tido e havida é por corrente e
moente no que quer que seja;
porque, assim o acalmam as
trombetas da Política, de elogio
mútuo, ou dos corrilhos pessoais,
e o Povo subscreve a néscia
atoarda. Financeiro, administrador ,
estadista, chefe de Estado, ou
qualquer outro lugar de ingente
situação e assustadoras
Responsabilidades, é, a pedir de
boca, o que se diz mão de pronto
Desempenho, fórmula viva a
quaisquer dificuldades, chave de
todos os enigmas.
Dado que, esse canto da Terra, o
Brasil é e vai Continuar sendo a
Melhor e mais Bela Terra no
Mundo para sé Viver. Paz e Bem.....
Raimundo Sucupira
terça-feira, 25 de junho de 2024
SOBE E DESCE
A vaca comeu o
Coco,
comeu até se
Fartar.
Depois fez o
Cocô,
no cocô o coco
Voltou.
Nessa vida é
Assim,
o que sobe
Desce.
Tem começo meio
e Fim,
de nada se
Esquece.
Que a verdade
seja Dita,
sem nada
Esconder.
Uma história bem
Escrita,
é fácil para
Entender.
Como diz o velho
Ditado,
não se pode
Vacilar.
Quem for bem
Preparado,
sua missão vai
Completar.
por Raimundo Sucupira
Assinar:
Postagens (Atom)

.jpg)
