segunda-feira, 31 de outubro de 2016
BELEZA PURA
Nos Rincões do
Sertão,
lá pelas
Profundeza.
Não há a tal
Separação,
lhes dou essa
Certeza.
Esta Terra é
Bela,
não tem como
Negar.
Morro de Amor
por Ela,
não Vivo sem
este Ar.
Este é o
Sertão,
lugar do meu
Nascimento.
No meu
Coração,
o mais Nobre
Sentimento.
Entre mim e ti,
uma Relação
Madura.
O Amor fala
por si,
minha Beleza
Pura.
Raimundo Sucupira
Sertão,
lá pelas
Profundeza.
Não há a tal
Separação,
lhes dou essa
Certeza.
Esta Terra é
Bela,
não tem como
Negar.
Morro de Amor
por Ela,
não Vivo sem
este Ar.
Este é o
Sertão,
lugar do meu
Nascimento.
No meu
Coração,
o mais Nobre
Sentimento.
Entre mim e ti,
uma Relação
Madura.
O Amor fala
por si,
minha Beleza
Pura.
Raimundo Sucupira
GOTAS MILAGROSAS
Caro Amigo,Procedendo como
Procedo,Creio fazer-lo muito
mais Modestamente que o
mais comum dos Sertanejos,
Refiro-me à Narrativa do que
se passa nesses Rincões,um
Sertanejo de Verdade não
Ousa Louvar se a si Próprio,
mas o Lugar donde Nasceu.
Certamente havereis de querer
saber o Lugar ao qual estou a
falar,Refiro-me a Paramirim
lugar do meu Nascimento,Um
Refugio prefeito para quem
quer viver uma Vida Tranquila,
sem nenhum Estresse ou coisa
parecida.
Vale Fértil,cercado por Belas
Montanhas Guardiãs de tão
Encantador Recanto,depois
de passar por alguns Meses
sem cair uma só gota de
chuva,de Resistir Bravamente
este período de Estiagem,eis
que a chuva começa a cair.
Essa Dadiva Divina veio para
Alegrar a todos os Viventes
que de uma forma ou de outra,
precisa dela para seguir o seu
curso.
Com a chegada da chuva tudo
muda,as coisas mudam da
Noite para o Dia,o Ar em que
Respiramos ficam mais Leve,
as Plantas ficam mais viçosas,
os Pássaros ficam mais Alegres,
é Cantorias por todos os
Cantos,em fim,o SERTÃO
muda Radicalmente.Para nós
que não deixamos essa Terra por
nada desse Mundo,é hora de
Plantar,de colocar em pratica
tudo aquilo que Planejamos ao
longo do Ano,é hora de
arregaçar as mangas e partir
para a Ação.
Dado que,com o Início das
chuvas,é hora de começar a
Sonhar com as Melhorias que
há de vir,afinal,com a chuva
tudo se Renova,até mesmo os
Sonhos.
Ademais,como um Sertanejo
de Verdade que sempre
Sonhou com dias melhores,
espero que este Anos seja bem
melhor que o outro que esta
ficando para trás.Eita Sertão
que quero Bem....
Raimundo Sucupira
Procedo,Creio fazer-lo muito
mais Modestamente que o
mais comum dos Sertanejos,
Refiro-me à Narrativa do que
se passa nesses Rincões,um
Sertanejo de Verdade não
Ousa Louvar se a si Próprio,
mas o Lugar donde Nasceu.
Certamente havereis de querer
saber o Lugar ao qual estou a
falar,Refiro-me a Paramirim
lugar do meu Nascimento,Um
Refugio prefeito para quem
quer viver uma Vida Tranquila,
sem nenhum Estresse ou coisa
parecida.
Vale Fértil,cercado por Belas
Montanhas Guardiãs de tão
Encantador Recanto,depois
de passar por alguns Meses
sem cair uma só gota de
chuva,de Resistir Bravamente
este período de Estiagem,eis
que a chuva começa a cair.
Essa Dadiva Divina veio para
Alegrar a todos os Viventes
que de uma forma ou de outra,
precisa dela para seguir o seu
curso.
Com a chegada da chuva tudo
muda,as coisas mudam da
Noite para o Dia,o Ar em que
Respiramos ficam mais Leve,
as Plantas ficam mais viçosas,
os Pássaros ficam mais Alegres,
é Cantorias por todos os
Cantos,em fim,o SERTÃO
muda Radicalmente.Para nós
que não deixamos essa Terra por
nada desse Mundo,é hora de
Plantar,de colocar em pratica
tudo aquilo que Planejamos ao
longo do Ano,é hora de
arregaçar as mangas e partir
para a Ação.
Dado que,com o Início das
chuvas,é hora de começar a
Sonhar com as Melhorias que
há de vir,afinal,com a chuva
tudo se Renova,até mesmo os
Sonhos.
Ademais,como um Sertanejo
de Verdade que sempre
Sonhou com dias melhores,
espero que este Anos seja bem
melhor que o outro que esta
ficando para trás.Eita Sertão
que quero Bem....
Raimundo Sucupira
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
CRIAÇÃO
No Silêncio da
Noite,
que o Poeta
Cria.
Na Mente o
acoite,
no Papel a
Poesia.
Esta é a Lida,
que este Poeta
leva.
Destrinchando
a Vida,
no momento
se Eleva.
Sua Alma
pura,
busca a Rima
certa.
A tristeza
cura,
separa o que
não presta.
Na força do
pensamento,
esta Guerreiro
segura.
Em meio ao
sofrimento,
Ele encontra
a Cura.
Raimundo Sucupira
Noite,
que o Poeta
Cria.
Na Mente o
acoite,
no Papel a
Poesia.
Esta é a Lida,
que este Poeta
leva.
Destrinchando
a Vida,
no momento
se Eleva.
Sua Alma
pura,
busca a Rima
certa.
A tristeza
cura,
separa o que
não presta.
Na força do
pensamento,
esta Guerreiro
segura.
Em meio ao
sofrimento,
Ele encontra
a Cura.
Raimundo Sucupira
MALINEZA
Caro Amigo,é oportuno Reconhecer
que toda Existência Pressupõe uma
Essência,digamos que tudo o que
deve ser qualquer coisa,ter uma
Essência determinada.
Não pode uma coisa Existir e ao
mesmo tempo não ser nada,tudo
isso,porem,é tão Verdadeiro em
Relação ao Homem e a sua Estadia
nesta Plano.
Com o Espirito Eternamente
Torturado pela Saudade,passado
Nove ou Dez Anos da passagem
do meu Pai,não posso esquecer o
quanto foi Importante para mim.
Ao fazer uma pequena varredura
nas paginas da mente,lembrei-me
das uma Historias que Ele sempre
nos contava,dentre elas a Historia
do Bicho sem Cabeça.
Em frente a Casa Antiga onde
morávamos tinha um Velho pé de
Cajazeira,meu Pai guardava o
Carro de Boi em baixo da sombra.
Uma certa Noite,lá pela Meia Noite,
Hora Morta,como dizia os Antigos,
meu Pai ouviu um barulho no
carro de Boi,Alguém estava
sentado no fundo do Carro de
Boi e o Cabeçalho subia e descia,
batendo no chão,pá,pá,pá,pá,pá,pá,
saindo até a Janela,meu Pai viu
que tinha algo estranho sentado ao
fundo do Carro,bastante grande,
porem não se via nem pé,nem
Cabeça,o Velho gritou,Deixe o
Carro em Paz Infeliz!porem o
dito cujo nem ligou,o Velho
pegou a Foice duas Casas que
estava atrás da Porta e partiu pra
cima do Bicho.
Foice aqui,Foice acolá,subindo
o Corredor até chegar ao fundo
do CASEB,onde tinha uma
Capoeira cheia de Moitas de pau
Pereira.
O danado do Bicho pulava no
meio das Moitas,para se livrar
da Foice,até que acabou por
fugir.
O Velho voltou para Casa bem
cansado da Peleja,entrou e voltou
a Deitar se,passando alguns
Minutos,a Historia se Repetia,o
dito cujo voltou a senta se no
fundo do Carro de Boi,tudo
Recomeçou,pá,pá,pá,pá,pá,pá,o
Velho não levantou mais, a pirraça
perdurou por toda a Madrugada.
O Velho sempre nos dizia ao
finalizar essa Historia,aquilo foi
coisa do outro Mundo!Dado que,
ao ouvir certas Historias,é bom
não duvidar,neste Mundo tem
coisas do Arco da Velha.
O Amigo pode acabar sendo
surpreendido por uma delas....
Raimundo Sucupira
que toda Existência Pressupõe uma
Essência,digamos que tudo o que
deve ser qualquer coisa,ter uma
Essência determinada.
Não pode uma coisa Existir e ao
mesmo tempo não ser nada,tudo
isso,porem,é tão Verdadeiro em
Relação ao Homem e a sua Estadia
nesta Plano.
Com o Espirito Eternamente
Torturado pela Saudade,passado
Nove ou Dez Anos da passagem
do meu Pai,não posso esquecer o
quanto foi Importante para mim.
Ao fazer uma pequena varredura
nas paginas da mente,lembrei-me
das uma Historias que Ele sempre
nos contava,dentre elas a Historia
do Bicho sem Cabeça.
Em frente a Casa Antiga onde
morávamos tinha um Velho pé de
Cajazeira,meu Pai guardava o
Carro de Boi em baixo da sombra.
Uma certa Noite,lá pela Meia Noite,
Hora Morta,como dizia os Antigos,
meu Pai ouviu um barulho no
carro de Boi,Alguém estava
sentado no fundo do Carro de
Boi e o Cabeçalho subia e descia,
batendo no chão,pá,pá,pá,pá,pá,pá,
saindo até a Janela,meu Pai viu
que tinha algo estranho sentado ao
fundo do Carro,bastante grande,
porem não se via nem pé,nem
Cabeça,o Velho gritou,Deixe o
Carro em Paz Infeliz!porem o
dito cujo nem ligou,o Velho
pegou a Foice duas Casas que
estava atrás da Porta e partiu pra
cima do Bicho.
Foice aqui,Foice acolá,subindo
o Corredor até chegar ao fundo
do CASEB,onde tinha uma
Capoeira cheia de Moitas de pau
Pereira.
O danado do Bicho pulava no
meio das Moitas,para se livrar
da Foice,até que acabou por
fugir.
O Velho voltou para Casa bem
cansado da Peleja,entrou e voltou
a Deitar se,passando alguns
Minutos,a Historia se Repetia,o
dito cujo voltou a senta se no
fundo do Carro de Boi,tudo
Recomeçou,pá,pá,pá,pá,pá,pá,o
Velho não levantou mais, a pirraça
perdurou por toda a Madrugada.
O Velho sempre nos dizia ao
finalizar essa Historia,aquilo foi
coisa do outro Mundo!Dado que,
ao ouvir certas Historias,é bom
não duvidar,neste Mundo tem
coisas do Arco da Velha.
O Amigo pode acabar sendo
surpreendido por uma delas....
Raimundo Sucupira
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
VERDADES
Não se Esconde
a Verdade,
ela tem que ser
Dita.
Só quem tem
Capacidade,
é que sai bem
na fita.
A Verdade é
uma só,
não tem como
esconder.
De ninguém ela
tem dó,
só leva quem
merecer.
Quem vive na
mentira,
um dia será
puindo.
Direito não se
tira,
Exemplos a ser
seguido.
Desde o inicio
da Humanidade,
se diz um
ditado.
Quem fala a
Verdade,
não pode ser
Condenado.
Raimundo Sucupira
a Verdade,
ela tem que ser
Dita.
Só quem tem
Capacidade,
é que sai bem
na fita.
A Verdade é
uma só,
não tem como
esconder.
De ninguém ela
tem dó,
só leva quem
merecer.
Quem vive na
mentira,
um dia será
puindo.
Direito não se
tira,
Exemplos a ser
seguido.
Desde o inicio
da Humanidade,
se diz um
ditado.
Quem fala a
Verdade,
não pode ser
Condenado.
Raimundo Sucupira
GATO POR LEBRE
Caro Amigo,quando pegamos
a Lama para jogar em alguém,
sempre sujamos as mão
primeiro,se a pessoa se
agacha,ficamos com nossas
mãos sujas.
Num momento em que todos
se acham no direito de falar
de tudo e de todos,fazemos
uso das meios de
Comunicações para deitar
falação,é bom fazer isso com
Critério.
Nem sempre o nosso ponto
de vista é o melhor para
todos,muitas vezes o ponto de
vista do Cidadão ao lado é
bem melhor que o nosso.
Nesse momento temos que
ter o Equilíbrio necessário
para aceitar aquilo que poderá
ser melhor para o bem comum,
quando isso não acontece,o
Conflito é Inevitável.
O Conflito é tudo que uma
Sociedade que sonha em
prosperar não quer para si,
pois tudo isso só nos leva ao
Retrocesso,ou seja,o mesmo
que dar um paço para frente,e
dois para trás,o que não nos
leva alugar algum.
Dado que,num momento que
os movimentos estão sendo
Criados,antes de engajar se
em um desses,é bom o Amigo
procurar saber quem são as
Lideranças,o passado dessas
pessoas para não acabar
Comprando Gato por Lebre,
lembrando do que disse um
certo Galileu(um Sego não
pode guiar outro Sego,pois
ambos cairão sobre o Abismo
e a sua Ruína será total)
Sabedor disso,é bom o Amigo
se Precatar,só fazer o que é
Bom para o bem comum,pra
depois não vir a chora sobre o
Leite derramado,ou melhor,
com o Resultado das
Consequências de seus Atos....
Raimundo Sucupira
a Lama para jogar em alguém,
sempre sujamos as mão
primeiro,se a pessoa se
agacha,ficamos com nossas
mãos sujas.
Num momento em que todos
se acham no direito de falar
de tudo e de todos,fazemos
uso das meios de
Comunicações para deitar
falação,é bom fazer isso com
Critério.
Nem sempre o nosso ponto
de vista é o melhor para
todos,muitas vezes o ponto de
vista do Cidadão ao lado é
bem melhor que o nosso.
Nesse momento temos que
ter o Equilíbrio necessário
para aceitar aquilo que poderá
ser melhor para o bem comum,
quando isso não acontece,o
Conflito é Inevitável.
O Conflito é tudo que uma
Sociedade que sonha em
prosperar não quer para si,
pois tudo isso só nos leva ao
Retrocesso,ou seja,o mesmo
que dar um paço para frente,e
dois para trás,o que não nos
leva alugar algum.
Dado que,num momento que
os movimentos estão sendo
Criados,antes de engajar se
em um desses,é bom o Amigo
procurar saber quem são as
Lideranças,o passado dessas
pessoas para não acabar
Comprando Gato por Lebre,
lembrando do que disse um
certo Galileu(um Sego não
pode guiar outro Sego,pois
ambos cairão sobre o Abismo
e a sua Ruína será total)
Sabedor disso,é bom o Amigo
se Precatar,só fazer o que é
Bom para o bem comum,pra
depois não vir a chora sobre o
Leite derramado,ou melhor,
com o Resultado das
Consequências de seus Atos....
Raimundo Sucupira
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
SEGREDOS
Tudo que sobe
desce,
tudo que entra
sai.
Bom lutador
não Esmorece,
na luta não se
distrai.
Se o Cabra não
ta ligado,
o bicho vai
pegar.
Ele pode ser
derrotado,
antes da peleja
terminar.
No meio dessa
guerra,
esta em jogo a
Vida.
Entre o Céu e
a Terra,
encontra se a
Saída.
No meio desse
Enredo,
encontra se a
um nome.
Não pode haver
segredo,
tão somente o
Homem.
Raimundo Sucupira
desce,
tudo que entra
sai.
Bom lutador
não Esmorece,
na luta não se
distrai.
Se o Cabra não
ta ligado,
o bicho vai
pegar.
Ele pode ser
derrotado,
antes da peleja
terminar.
No meio dessa
guerra,
esta em jogo a
Vida.
Entre o Céu e
a Terra,
encontra se a
Saída.
No meio desse
Enredo,
encontra se a
um nome.
Não pode haver
segredo,
tão somente o
Homem.
Raimundo Sucupira
Assinar:
Postagens (Atom)


