quarta-feira, 30 de novembro de 2022

CARRASCO

 Uma moita de unha
de Gato,
para ser Encarada.
O Vaqueiro tem que
ter Tato,
não pode ter medo
de Nada.
Quem encara uma
Capoeira,
que tem mato com
Espinho.
Não pode estar sem
Perneira,
nem tão pouco sair
do Caminho.
O Carrasco é Bem
Diferente,
da Floresta
Triopical.
No Carrasco o
Vivente,
vive uma luta sem
Igual.
Aqui só Sobrevive
quem é Forte,
quem tem força vai
Viver.
Sé não contar com
a Sorte,
Possivelmente irá 
Sofrer.

Por Raimundo Sucupira

MEU SERTÃO,MEU LAR

 

Caro Amigo,Peço Licença pra
mode me Apresentar,Sou um
Nordestino Sim Senhor,
Sertanejo de Verdade,não me
Canso de Falar,tenho orgulho
desse Sertão,o melhor lugar do
Mundo,como Este no Mundo
não Há.
Sertanejo,sou,Hoje,Amanhã,
Sempre,Sertão,como é Bom 
te Amar,como Você Outro 
Lugar não Tem,Terra do meu
Bem Querer.
Aqui Nasci,Aqui Eu quero
Morrer,é Verdadeiro o Amor 
que há Entre essa Terra e Eu,
não há nada nesse Mundo que
nos Separa,um faz parte do
Outro.
Todas as Manhãs quando os
seus Primeiros Raios dissipam
as Trevas que Toldam o
Horizonte,Contemplo com
Encantamento o Belo Vale
Donde Moro,a Minha Amada
Terra(Paramirim(Rio Pequeno)
a Mais Bela das Cidades.
Um Colorido mais Bonito nos
Enche os Olhos,e a Natureza 
Rejuvenescida nos doa um 
Espetáculo mais Agradável e
Risonho,o Ar Puro que só se
Respira Aqui.
Eis o Sertão Donde essa
Criança Lançou os seus 
Primeiros Vagidos,por essas 
Terras corri e Brinquei,ao
Crescer Laborei e Trassei o
longo e penoso Itinerário.Em
Meio a essa Famigerada
Pandemia,ao senti-me Acuado
pela Melancolia,saio a vagar
pelos Arredores desse meu
Sertão em Busca da Inspiração
para poder Escrever esse Belo
Relato.
Sé nas Cidades Grandes não
Temos para Onde Fugirmos,
Aqui tem,Alias,Aqui não será
Preciso Fugir,tão somente 
Aproveitar o que sé Tem.
Quando na Verdade,na Cidade
Grande você se sente só,
Abandonado em meio à uma
Selva de Pedra,Aqui é ao
Contrário,o Amigo se sente 
Acolhido.
A Correria,a Violência,coisas
que fazem parte da Cidade
Grande,Quando se Chega ao 
Sertão tudo isso Acaba ficando
para Trás.
Nessas Paragens todos fazem 
Questão de ser Solidários,de
Acudir os que Precisam,
Ninguém é deixado para Trás,a
Caminhada se faz Juntos.Nem
Mesmo a Modernidade foi
Capaz de Desviar o Sertanejo
do seu Itinerário,este segue 
firme no seu Intuito que é 
Viver e ser Feliz.
De modo que,como Sertanejo
de Verdade,ou seja,de Raiz,
faço Questão de falar da
Beleza desse meu Sertão,pois
Ele é o Melhor Lugar do 
Mundo para se Viver.Paz e 
Bem....

Raimundo Sucupira

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

 Da Ponta do
Pé,
ao fio do
Cabelo.
Aquele que  
tem Fé,
Nos serve de
Modelo.
Das Estrelas 
do Céu,
às Águas do
Mar.
Da Santa o
Véu,
Ao modo de
Amar.
Da Maneira de
sorrir,
do jeito de
Olhar.
Do Caminho a
Seguir,
Do Horizonte a
Iluminar.
Do Mestre o
Exemplo,
do Coração o
Amor.
Do Homem o
Templo,
Do Mundo nosso
Salvador.


por Raimundo Sucupira

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Caro Amigo,O que sé Entende
por Liberdade de Expressão?
uma Palavra Muito Usada nos
Últimos Tempos,Principalmente
por um Certo Grupo Fascista
que Teima em Propagar o Ódio,
o Medo,a Fake News ou seja,a
Mentira em Meio à Sociedade.
Eles vivem o Tempo todo a 
fazer uso da tal da Fake News e
dizem que é Liberdade de
Expressão,Rasga a Constituição,
Maculam a Jurisprudência,peita
o STF e os seus Guardiões,tudo
isso em nome de uma suposta
Liberdade de Expressão.
A maioria dos Ideias Político
Moderno como Justiça,a
Liberdade e o Governo
Constitucional,surgiram na
Grécia Antiga.Foram os Gregos
os Primeiros a semente da Ideia
Democrática ,que conservada
pelos Fílósofos da Idade Média,
Frutificaram na Modernidade
A Liberdade de Expressão é
um Direito Fundamental 
consagrado na Constituição de
1988,no Capítulo trata dos
direitos e Garantias fundamentais
e funciona como um Termômetro
no Estado Democrático.
Quando a Liberdade de
Expressão começa a ser 
Cerceada em determinado Estado
a Tendencia é que este torne
Autoritário.
A Liberdade de Expressão é 
Apanágio da natureza Racional
do Indivíduo,e é o Direito de
qualquer um Manifestar,
Livremente,Opiniões,Ideias e
Pensamentos Pessoais sem
Medo de Retalhações ou
Censura por parte do Governo
ou de outros membros da
Sociedade.É um conceito 
Fundamental nas Democracias
Modernas nas quais a Censura 
não tem Respaldo Moral.A
Liberdade de Expressão é um
Direito Humano,protegido pela
Declaração Universal dos
Direitos Humanos,de 1948 e
pelas Constituições de Vários
Países Democráticos.
Segundo o Artigo XIX de 
Declaração dos Direitos 
Humanos:
"Todo ser Humano tem Direito 
à Liberdade de Opinião e 
Expressão,este Direito inclui
a Liberdade de,sem 
Interferência,ter Opiniões e de
procurar,Receber e Transmitir 
Informações e Ideias por
Quaisquer meios e
Independentemente de
Fronteiras"
A Liberdade de Expressão,
Sobretudo sobre a Política e
questão Pública é o suporte
vital de qualquer Democracia.
Os Governos Democráticos 
não controla o conteúdo da
maior parte dos Discursos
Escritos ou Verbais.Assim 
geralmente,as Democracias 
têm muitas vozes Exprimindo
Ideias e Opiniões Diferentes e
até Contrárias.
Tudo isso Sobre a Luz da
Razão,não da Emoção,da Fake
News,um Artificio que vem ao
longo dos Anos Usado por este
Grupo que hora estão no Poder.
Este mesmo Grupo ao perder as
Eleições vem Ocupando às Ruas 
Incitando o Povo e Pregando a
Ruptura Democrática o que é 
Ilegal,pois estamos em Plena
Democracia,o Estado de Direito
cuja a Liberdade é Fundamental
para que cada Cidadão tenha a
Liberdade para Escolher os seus
Governantes.
Esses Atos Antidemocráticos
em nada irá Contribuir para com
o Pais e a Nação,só irá dividi-lo
Ainda Mais.
Um Presidente foi Eleito pela
Maioria dos Brasileiros e
Brasileiras que essa Escolha
Soberana seja Respeitada,não 
sé pode Contestar o Uso desse
Direito Legítimo da Maioria,os
Perdedores tem que sé 
Conformar com a Derrota e sé
Preparar para um novo Embate 
nas Próximas Eleições é isso 
que sé espera da parte de quem
Perdeu.
De modo que,que às Autoridades
tome as devidas Providências 
para que a Democracia,o Estado
de Direito,a Constituição,a
Jurisprudência a Mãe de todas
as Causas tudo isso seja 
Respeitado pelo Bem do País e
da Nação.Paz e Bem.....


Raimundo Sucupira


 

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

TIMIDEZ

 A Bela  Flor do
Mandacaru,
é uma Flor muito
Envergonhada.
Ela não é como
Tu,
só Desabrocha na
Madrugada.
É a Flor mais
Formosa,
que tem no meu
Sertão.
Que Flor 
Maravilhosa,
Embelezando o
Rincão.
Uma Beleza tão
Rara,
que pouca Gente
Conhece.
Em nada sé
Compara,
ao Mandacaru que
Floresce.
Meu Sertão é
Assim,
cada dia uma
Surpresa.
Es tudo para
Mim,
do Planeta es a
Beleza.

Por Raimundo Sucupira

O TAMANHO DO SONHO

Caro Amigo,Você Pode não Ser 
do Tamanho do seu Sonho,Mas
Quando sé Sonha e sé Luta por
Ele,tudo é Possível,Pode ser 
Realizado,Quanto Mais Longas 
Vastidões Abrange o Sonhar,
Tanto Mais Razões de Serem 
Modestos os seus Cultores,de
Suas Realizações,os Sonhos.
Disse o Cristo que o Homem 
não Vive só do Pão,Sim:porque
Vive do Pão e do Ideal.O Pão é
o Ventre,Centro da Vida 
Orgânica.O Ideal é o Espírito,
Órgão da Vida Eterna.
Todo Homem tem Direito à
Palavra,às Ideias,os Sonhos,o
Homem que não Sonha Este
Esta Fadado ao Fracasso no
seu Itinerário,por isso Vale
Apenas Viver,Amar e Sonhar.
De Todas as Inclinações e
Hábitos que nos Conduzem à
Prosperidade,os Indispensáveis
Alicerces vêm a ser a Religião 
e a Moral.Em vão Reclamaria o
Tributo do Patriotismo Aquele,
que Luta Todos os dias para
Subverter a Fé o mais Firme
Esteio de Todos os Deveres do
Homem, do Cidadão.
Em Assim Sendo,Faço Uso das
Palavras de um Grande
Intelecto(Metei a Mão no Seio,
e Aí o Sentireis com a sua 
Segunda Vista.Desta Sobre tudo,
é que ele nutre sua vida Agitada
e Criadora.Pois não Sabemos 
que,com os Antepassados,Vive 
ele da Memoria,do Luto e da
Saudade?E tudo é Viver no
Pretérito.Não sentimos como,os
nossos Conviventes,se Alimenta
ele na Comunhão dos 
Sentimentos e Índoles,das Ideias
e Espirações?E tudo é Viver num
mundo,em que estamos sempre
fora deste,pelo Amor,pela 
Abnegação,pelo Sacrifício,pela
Caridade.Não nos será claro que,
com os nossos Sucessores e 
Pósteros,Vive ele de Fé,
Esperança e Sonho?Ora,tudo é
Viver,Previvendo,é Existir,
Preexistindo,é ver,prevendo.E,
assim,está o Coração,cada ano,
cada dia,cada hora,sempre 
Alimentado em contemplar o
que não Vê,por ter em dote dos
Céus a Preexcelência de ver,
Ouvir e Palpar o que os Olhos
não Divisam,ou Ouvidos não
Escutam,e o Tato não Sente.Para
o Coração,pois,não há passado,
nem futuro,nem Ausência.
Pretérito e porvir,tudo lhes é 
Atualidade,tudo presença.Mas
Presença animada e vivente,
Palpitante e Criadora.Neste 
Regaço Interior onde os Mortos
Renascem,Prenascem os 
Vindoiros,e os Distanciados se
Ajuntam,ao Influxo de um
Talismã,pelo qual,nesse Mágico
Microcosmo de Maravilhas,
Encerrado na Breve arca de um
Peito Humano,cabe,em 
Evocações de cada Instante,a 
Humanidade toda e a mesma
Eternidade.
Como um Bom Leitor e Bom
Entendedor,Sempre sigo ao pé
da Letra as Observações desses
Intelectos,tudo isso nos faz Bem,
nos faz Pessoas Bem Melhores,
que isso vos Sirva de Reflexão
num Momento em que Todos 
Estão Armados em Espírito até
os Dentes.
Ademais,é Bom que se saibam
que,Amar e Sonhar é Bem
Melhor que Odiar e Matar,Viver
é Bem Melhor do que Morrer.
Paz e Bem......

Raimundo Sucupira



 

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

DAS ANTIGAS

 Até que as Vistas
Alcança,
sé não me Falha a
Memoria.
Pode sé vê a
Mudança,
Gente Deturpando
a Historia.
Os Casarões das
Antigos,
que Reinava aqui
Soberano.
Estão em meio ao
Inimigo,
por eles fora do
Plano.
Neste Mundo
Moderno,
cheio de coisas
Estranha.
Mais parece um
inferno,
nessa conta pouco
se Ganha.
Quem não passar
pela Histotia,
que só pensa no
Dinheiro.
Vai Conviver com
a Escoria,
no Momento 
Derradeiro.

Por Raimundo Sucupira


 
Contador de Visitas Para Blogs