Os Trilheiros Raimundo Sucupira e Bill saíram para fazer uma visita aos presépios da cidade, tradição que há muitos anos as famílias preservam, fomos á casa de Elaine, Nenzinha e Zoraide. Os Presépios são verdadeiras obras de arte, se encontra no meio da varanda. Ao ver me faz lembrar o tempo de criança onde passava o dia inteiro visitando os presépios de todas as casas. Pena, que essa tradição está cada vez mais rara, com o passar do tempo as pessoas vão esquecendo os valores mais simples, como a arte de armar presépio. É necessário fazermos o resgate dessa tradição que traz o Espírito de NATAL para o nosso lar...



deu-se em conseqüência da colonização e exploração das minas do rio das Contas, no município de Rio de Contas, quando portugueses e brasileiros, seguindo pelas margens do Rio Brumado, cujas nascentes se controvertem no pico das Almas com as do rio Paramirim, lograram acesso às minas de ouro do Morro de Fogo nas proximidades do Vale do Paramirim, onde se encontra localizada hoje a cidade deste nome.
Sua área total é de 1.116 quilometro quadrados e a população de 2.00 é de 18.921 (dezoito mil novecentos e vinte e um habitantes). Seu clima é quente, na época das trovoadas (Verão), e agradável no resto das estações. Sua vegetação é predominante de Caatinga. A altitude da sede municipal é de 654 metros acima do nível do mar. Seus principais recursos econômicos são a agricultura, pequenas indústrias, a silvicultura, que, depois das atividades domésticas é o ramo ocupacional mais numeroso.