segunda-feira, 11 de maio de 2020

BORRALHO

Caro Amigo,Em Tempos de
Pandemia,Tempo é o que
nós temos de Mias,isso é
tão Claro como dois mais
dois são Quatro,disso não se
tem Duvida.
Respeitando com muita
Responsabilidade as
Determinações das Lais
Sanitárias,Estou em Casa
Confinado.
Só Saio para fazer o que é
Estritamente Necessário,o
que de fato tem Extrema
Relevância,isso Eu não
Discuto.
É Sabido que o Homem
Destinado à ser Livre,por
Tanto,ao Ir e Vir,não Esta
nada Confortável dentro
de Casa.
Para Mim que Sempre
Gostei de fazer as Minhas
Andanças pelos Confins
desse meu Sertão,Visitar
os Amigo que Vivem em
Meio a Este Pedaço de
Brasil,ficar sem fazer isso
é Angustiante.
Em Assim Sendo só nos
Resta Relembrar das
Passagens que Tempos
Atrás nos Aconteceu no
Sertão.
Dia desse Entre uma dose
e Outra de uma Pinga das
Boas,pois a Cerveja Esta
ficando muito Cara,só nos
Resta a Pinga cujo o Preço
é Bem mais em Conta.Pois
Bem,Lembrei-me de uma
Visita que fiz a uma
Família Tempos Atrás,um
Certo dia peguei as
Tralhas coloquei sobre os
Ombros Partindo logo em
seguida Rumo à Roça,
depois de Rodar por um
Bom Tempo,peguei uma
Estrada que seguia Rumo
a um Vale.
Do Alto vi uma Pequena
Casa Perto de um Morro,
parei o Carro em Baixo
de uma Arvore,Apanhei
a Tralha e meti o Pé na
Estrada Rumo a tal Casa.
Depois da Caminhada,Eis
que la Estava Eu Bem em
Frente à dita Casa,um
Pequeno Detalhe chamou
me Atenção,pela Primeira
vez na Roça não fui
Recebido por Alguns
Cachorros não muito
Amistosos.
Ao chegar em frente à
Casa Notei uma
Movimentação ao Fundo,
Fique Curioso,Espiei por
Cima da Cerca de Lasca
muito Bem Feita que
Cercava o Quintal.Ao
fazer isso vi uma Senhora
Sapecando uma Galinha
num Fogão a Lenha num
Puxadinho ao lado da
Casa.
A Dita Cuja Estava tão
Focada no que Estava a
Fazer que nem notou a
Minha Chegada,ao ver
Aquela Cena,a Senhora a
passar a Galinha ao
Borralho,lembrei-me das
que a Minha Saudosa Mãe
fazia,ai deu-me Água na
Boca.
Pensei comigo mesmo,
vou ficar nessa Casa para
Filar um Pedaço dessa
Galinha,Dirigi-me a Porta,
a Dita Porta Era daquelas
Dividida ao meio,na Roça
fica mais Fácil para manter
a Casa Arejada sem deixar
os Bichos Entrar.
Bati Palmas é Gritei,ô de
Casa!Responderam la
Dentro,ô de Fora!no mesmo
Instante Apareceu um
Senhor,lhes Cumprimentei,
dizendo Querer fazer uma
Entrevista,o que fui logo
Atendido.Convidado a
Entrar,Sentei-me num
Pequeno Estrado,pois o
Sofá não é la muito Bom
para a Coluna que já Esta
mais pra la que pra cá.
Ele disse o seu Nome,
Filó,se falar o Nome de
Verdade ninguém vai
saber Quem é.
Comecei a Prosa com o
Velho Senhor,vindo a ser
Interrompido por um
Peralta que Apareceu aos
Borbotão com um pequeno
Cachorro em Baixo dos
Braço,Logo em seguida
Apareceu a sua Mãe,ao
Ver-me ficou um Pouco
Acanhada,seu Filó disse
Esse é o meu Neto
Basílio,e essa é a minha
Filha Marieta,a Minha
Senhora Teonília,Esta no
Quintal Matando a Galinha.
Ao ver aquela Cena,foi
logo dizendo,Este é dos
Valentes,pois tem a Boca
Preta,o Velho Senhor deu
uma Rizada e disse, é
Verdade!o Senhor Entende
de  Cachorro!lhes disse,nasci
e Cresci no Sertão Também!
O Sentido não saia da
Galinha,pensei Comigo,
vou Alongar na Entrevista
para ficar perto do Meio
dia e ser Chamado para o
Almoço.
Depois de Contar-me
Várias Historias,fomos
para a Loca que ele disse
que tinha uns Rabiscos
nas Pedras,como gosto
das Pinturas Rupestres,
Tratamos de Ir logo ao
dito Lugar.
Depois da Visita a dita
Loca,com o Pensamento
na Galinha,para disfarçar,
não Olhei para o Relógio,
mais para o Chão,na Roça,
Quando se Quer ver se já
é Meio dia,é só ver se a
Sombra esta ao Centro.Sé
tiver já é Meio dia.Seu Filó
disse-me já é meio dia,
vamos para Casa,Ai fiquei
Alegre,de volta para Casa,
Tomei uma Caneca D,Água
Fria,Ajeitando a Tralha,Eis
que a Marieta começa a
colocar a Mesa para o
Almoço,tudo pronto
Sentamos todos Sobre a
Mesa,a Dona Teonília foi
logo dizendo,Sirva logo
meu Filho!Servi um pouco
do Catador Farofado,um
pouco do Arroz Branco,
um Pouco do Cortado do
Maxixe,um Pouco do
Macarrão com Açafrão,ai
o tão Esperado,Meti a
Concha em meio ao
Caldeirão procurando o
que mais Gosto na
Galinha,a Moela e as
Asas,Colocando ao
Prato,Inda dei uma volta
para ver se Encontrava o
Sangue,Mas não o
Encontrei,a Velha foi
logo dizendo Vais Comer
só a Moela meu Filho!
lhes disse é o que há de
melhor na Galinha Vó!
Depois do Almoço
ficamos na Varanda a
Prosar,nem vi o Tempo
passar,quando dei por
Mim já Era quase três
hora da Tarde.Despedi-
me daquela Família com
a Promessa de voltar o
mais Breve Possível.De
Volta para o Carro,donde
voltamos Novamente
para Casa.De modo que,
essa foi mais uma das
Inúmeras Passagens que
nos Aconteceu e que
faço Questão de vos
Contar.Eita Sertão que
Quero Bem...

Raimundo Sucupira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs