quinta-feira, 4 de novembro de 2021

AMIGO DA ONÇA

 

Caro Amigo,50 Anos Atrás na
Minha Época de Criança,cada
Garoto tinha uma Parelha de
Bode ou um Jumento,Comigo
não foi Diferente,Eu Tinha um
Jumento,o Dito Cujo Atendia
pela Alcunha de Caçula.
Eu e o Caçula Eramos Amigos
Inseparáveis,onde um Ia,o 
Outro Ia Atrás.
O Caçula Gostava Muito de
Raspadura,Eu Sempre Andava
com um Pedaço da Raspadura 
no Embornal.Em Casa tinha
Sempre um Custal da Mesma
na Dispensa,pois o meu Avô
Tinha um Engenho na Tenda
em Canabravinha.
Caçula Também Era Metido a
Galã,Namorador,não Aguentava
Ver um Rabo de Saia e logo
Partia pros Finalmente.
Num Certo dia Saímos para dar
Umas Voltas pela Redondeza,
Até que vi Algo que deu-me
Água na Boca,nos Fundos da
Casa da Dona Miúda,uma
Benzedeira que Morava nesse
Lugar.
Era 3 ou 4 Tocheiras de Cana,
Cana Fita,a Melhor Cana para
Chupar,as Canas Cresceram
Tanto,que Algumas Chegaram 
a Enverga se,uma Maravilha de
se Vê.
Ao ver Aquela Cena,não deu
para Aguentar,a Vontade falou
mais Alto,Deixei o Caçula na
Beira da Cerca,pulando a 
mesma logo em Seguida.
Escondi Atras de uma Moita
de Algodão que tinha ao
Monturo.
Aguardando o Momento para
Ir Até as Touceiras das Canas,
com muito jeito,pois os Cocás
Estava ao Terreiro,Cocás
alem de Veaco,são Depravado,
ao ver Gente faz um Barulho
dos Diabos.
Fiquei a Espreita Enquanto os
Cocás saíam do Terreiro,para
Minha Tristeza,Eis que de
Repente Aparece ao Terreiro
a Velha Miúda com uma
Peneira cheia de Milho 
Jogando logo em seguida aos
Cocás e às Galinhas.
Finalmente a Velha Voltou
para Dentro,os Cocás 
Começou a Espalhar se em
Meio ao Quintal,fiquei
Alegre,Eis que de Repente a
Velha Aparece novamente,
dessa vez na Janela da
Cozinha com uma Cuia em
Mãos,jogando a Água do
Maxixe em meio ao Terreiro,
os Cocás Voltaram novamente
para comer as Sementes do
Maxixe.
Mais Alguns Minutos de
Espera,Até que os Cocás 
Espalharam se Novamente,
Ai Aproveitei fui até as
Tocheiras de Cana,Arranquei
uma das Grandes.
Voltando donde tinha deixado
o Caçula,Encostei a Cana na
Cerca,Ai a Gula Falou mais
Alto,Voltei para Arrancar 
mais Uma,foi Ai que 
Aconteceu o Inesperado.
Chegou o Velho Igino,Marido
da Dona Miúda com a
Jumenta Mimosa com uma
Carga de Melancia,parou em
meio ao Terreiro da Frente.
Antes de saltar a Cerca com
a segunda Cana,ao ver a
Mimosa o Caçula saiu 
Correndo em Direção ao
Terreiro,Arrastando a Cana
pelas Palhas.
Ao ver aquela Bramura sair
Correndo Atrás do Caçula,
só que seu Igino saiu para ver
do que se Tratava,fui pego com
a Boca na Botija,ou Melhor,
com a Mão na Cana.
O Velho Olhou para Mim e
Disse,Agora Eu sei Quem é 
que Estar Chupando a Minha
Cana!Vou Contar para o seu
Queno!Voltei para Casa Triste,
Aborrecido,pois tinha Sido
Entregue pelo Amigo Caçula,
de Fato,uma Verdadeira 
Tragédia.
Tinha Sido Traído pelo Maior
Amigo,tudo por Conta de uma
Jumenta,Meu Deus,que 
Tragédia Medonha.
A Tristeza Bateu pois Sabia
que meu Pai Iria Dar-me uma
Coça das Boas,só de pensar as
Pernas Tremia.
Sentado Sobre a Sombra do
Velho Pé de Juazeiro nos
Fundos da Antiga Casa Donde
Morava,Depois de Levar a
Rapadura para o Caçula,Este a
Roer Tranquilamente,Pensava
Comigo Mesmo,é Mach, Tu 
com Aquela Atitude Jogou me
aos Leões.
Fiquei por vario dias a espera
do Acerto de Contas com meu
Pai por Conta da Travessura,no
Entanto,nada Aconteceu,o seu
Igino não falou nada para o meu
Pai,ficando o Dito pelo não
Dito.
Dado que,ao Contar mais essa
Historia,Quero tão somente lhes
dizer que Quando Criança nós
Também Aprontava das Nossas
e Eramos Felizes.Paz e Bem....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs