quinta-feira, 10 de março de 2022

A PRIMEIRA PROFESSORA

 

Caro Amigo,Embora a Realidade
dos Adágios Teime no Contrário,
Tolerem-me a Coragem de 
Enfrentar uma vez o Inevitável e
Triste Reflexo dessa Era Moderna.
Embora a Necessidade de Seguir
em Frente Torna-se Presente em
nossas Vidas,Jamais Poderemos 
Esquecer se do Principio,ou seja,
Donde tudo Começou.
Dia desse ao sair da longa 
Invernação,ou Melhor,do penoso
Confinamento ao Qual todos 
Fomos Forçados por Conta desse
Famigerado Vírus que Tanto nos
Assusta,o Primeiro dia de Aula
para os Netos.
Logo Cedo,na Preparação para ir
à Escola,não foi Possível deixar
de Notar a Enorme Ansiedade dos
Peraltas em Chegar logo à Escola.
Em Meio a tudo isso não pude
deixar de Voltar no Tempo,mais
Precisamente nos Anos 60,o meu
Primeiro dia de Aula,Lembro-me
Bem como se Fosse Hoje.
A Minha Primeira Professora,foi
a Zilda Filha de seu Jovino e de
Dona Celina,Esse Ilustre Casal
Morava na Beira da Lagoa Donde
Nasci e Cresci.
Lembro-me da Casa Donde foi 
Improvisada uma Pequena mas
Importante Sala de Aula.Desde
Miúdo já Tinha uma Enorme 
Ficção pela Leitura,Mesmo sem
ter Idade para ir à Escola já
Acompanhava a Leitura dos 
Irmãos mais Velhos que já Iam
à Escola.
De Modo que,Quando Cheguei
para o Primeiro dia de Aula,já
Sabia Ler a Cartilha.A Professora
Zilda ficou Encantada com o meu
Esforço,desse dia por diante em
Todas as Escolas que Passei,em
Todas as Salas de Aula que Passei
Era um dos Melhores Alunos,os
Professores Sempre colocava-me
na Frente.
Ao longo desse Penoso Itinerário
Sempre vi no Estudo,na Leitura o
Clarão da Liberdade,pois Este 
para Mim é a Lamparina que
Dissipa a Escuridão da 
Ignorância,que Liberta,que Abre
Caminhos.
Tenho Dito,um Povo Esclarecido
Jamais será Manipulado,Este
Sabe o que Quer,pois a sua Frente
Haverá um Horizonte Brilhante
cujo o Futuro será Prospero.com
Liberdade.
Esse é um Tesouro que o Ladrão
não Rouba,que a Trassa não Rói,
Nem Mesmo a Opressão é Capaz
de lhes Tirar,uma vez Conquistado
é para Sempre.
Ademais,Essa é uma das poucas
Conquistas das Quais Orgulha-me
Muito,por isso faço Questão de
Recordar para que todos Abrace
Essa Causa,o Estudo,a Leitura.Paz
e Bem.....

Raimundo Sucupira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs