quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

NO CASCABULHO


 Caro Amigo,Tenho,Ainda,Hoje
Convicções de que nessa minha
Observância Persistente Está o
Segredo Feliz,não só dos meus
Sonhos,Mas Também das tantas
Vitorias.
Dia desse ao Remexer nos meus
Alfarrábios,Encontrei uma
Filmagem que fiz Juntamente
com o Estimado Amigo Bill,a
Dita Filmagem foi feita no 
Povoado da Malhadinha,em
Água Quente.
A Dita Filmagem foi feita numa
Vistosa Roça de Arroz,a Dita 
Roça Estava Quase no ponto da
Colheita,ou seja,do Corte,pois
Aqui no Sertão não tem as
Maquinas para Colher o Arroz,
tem que ser no Braço Mesmo.Ao
ver Aquela Filmagem não foi
Possível deixar de Voltar no
Tempo,Precisamente na Saudosa
Infância.
Como Era de Costume,as
Famílias tinha por Tradição o 
Seguinte,Aqueles que tinha uma
Roça de Arroz no Ponto da
Vigília,tinha Prioridade.
Explicar-vos Ei,Faria-se a Troca,
Mandava-se os Meninos para
Vigiar a Roça de Arroz que tinha
Prioridade.
Fazia esse Rodizio,todo na Base
da Troca,Quando chagava a
Minha vez la ia Eu Vigiar as tais
Roças.
Lembro-me como se fosse Hoje,
Chegou a minha vez e do meu
Estimado Amigo Tião,vulgo Pé
de Pato,la fomos vigiar a tal 
Roça,Era uma Roça muito
Grande,Trabalho Dobrado,
quando tocava as Baias de um
Canto,elas ia para o Outro
Canto.
De cima do Girau tinha que ter
um Bom Bodoque e uma Boa
Pontaria.
Num Certo dia Eu e o Pé de
Pato fomos chupar Cana num
Canavial que ficava ao lado da
Roça,e a Roça de Arroz ficou
sem a devida Proteção,ai as
Bais fizeram a Festa.Ao chegar
à dita Roça o Pai do Tião não
nos Encontrou e as Bais a Comer
o Arroz,isso foi a Gota D'Água,
o Velho nos Guardou,ou seja,
nos Esperou chegar em Casa.O
Velho Tinha umas Alpercatas 
de Coro Cru,não andava sem
elas,de posse de uma Chibata
Sentou-se no Cabeçal do carro
de Boi nos Esperando.
Sem desconfiar de nada o
Peralta Pé de Pato e Eu 
chegamos ao Terreiro todo
Feliz.
Eis que de Repente o Velho 
deu um Salto com a Chibata e
Bradou,Moleque Entretido!tu
deixou as Bais comer o Arroz!
Agora tu vai pagar o Milho que
Porca Comeu!ai o Pé de Pato 
teve que Passar Cebo nas Canelas
e Pernas pra que te quero.Na 
Carreira o Velho Escorregou no
Cascabulho e saiu de cata cavaco
até cair ao Chão,foi um Deus 
nos Acuda,Corre dali,Corre 
dacolá,Acuda dali,Acuda 
dacolá,a Velha Gritou Corre 
aqui Juventino!teu Pai ta todo
Espandongado!pegaram o
Velho e Levaram para Dentro da
Casa.
A Velha disse,Senta Home!vou
fazer um Inguento para passar
nessas Feridas,ao ver aquela cena
pequei a Capanga de Pedra e o
Bodoque e sai de Fininho pelas
Beiradas.
No Outro dia fui saber do Resto
da Quizila,o Pé de Pato levou a
Maior Tunda da sua Vida,tava todo
Estupiado.
Dado que,essa foi mais uma das
Inúmeras passagens Engraçada
que nos Aconteceu no Passado e
que vos Conto Agora.Paz e Bem....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs