quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

RABO DE OLHO


 Caro Amigo,os Filhos Observam 
o Tempo Todo o comportamento
dos Pais,para Depois Fazer Uso
de tudo isso para a Formação do 
seu Caráter,por isso,Cuidado com 
o Vosso Comportamento.Costumo
dizer que,os Pais são o Espelho
para os seus Filhos,ao olhar para os 
Pais eles sé Representam neles,o
que este faz são Copiado,tudo isso
deve ser levado em consideração
pelos Pais.
Em Meio a essa Famigerada
Pandemia,Donde todos somos
forçados a ficar Acoitados em
Casa,mesmo assim quando
Aparece a Necessidade um 
Amigo vai Até a Casa do Outro.
Dia desse Recebi a Visita de um
Velho Amigo que há muito não
nos Víamos,tudo isso foi motivo
 de grande Alegria,tanto para
mim quanto para Ele.
Estávamos todos na Sala,a 
Conversa Corria Solta,pois já se 
vai pra mais de 40 longos Anos 
sem se Vê.
Conversa vai,Conversa vem,entre
um Cafezinho e Outro,Eis que de
Repente Surge feito um Furação
um dos meus Netos as Voltas 
com uma pequena Bicicleta.
O Peralta Estava tão Entretido 
com a tal Bicicleta que nem nos 
deu Atenção,passando aos 
Borbotões Rumo ao Terreiro,ao
ver Aquela Cena não foi possível
deixar de voltar no Tempo.
No Tempo de Criança quando
o meu Pai ou a Minha Mãe 
tivesse Conversando com uma
Visita na Sala,Nenhuma Criança
passava,Ninguém se Atrevia a
Cometer Tamanha Bramura.
Sé porventura um Desavisado 
Cometesse Este Pecado,na Hora 
que a Visita Fosse Embora a
Coça era Certeira,o Desavisado
iria dormir com o Couro Quente.
Lembro-me Bem como se fosse
Hoje,um certo dia meus Pais 
Receberam a Visita de um 
Compadre que tinha chegado de
São Paulo,os dois estava na Sala
da Casa Antiga Donde Morava.
Sentados no Velho Estrado,ao
lado um Bule de Café e uma
Pequena Gamela com Batatas.Eu
Tinha Comprado Algumas Duzias
de Bombinhas do seu Marim,com
muito Contentamento iria contar
aos Outros Irmãos,devido Alegria
Acabei por Esquecer se as Regras.
Ao vê-me passar,meu Pai deu
uma Olhada de Banda(o Famoso
Rabo de Olho)nem percebi devido
à Alegria,não deu Outra,quando a
Visita foi Embora,meu Pai foi Até
a Cozinha lá Estava Eu com um
Pedaço de Raspadura em Mãos.Ai
a Piaba Comeu,só pra nós que
ninguém nos Ousa,o Mijo desceu
nas Pernas,essa foi a Primeira e
Última fez que Cometi esse
Deslise.
Quem não sé lembra das Benção,
antes de dormir a Criança tinha que
dirigir sé aos mais velos para tomar
a Benção,ao levantar sé,todos
faziam o Mesmo.
Nas Ruas,quando um Menino ou 
Menina encontrava uma pessoa de
Idade tinha que pedi lhes a Benção,
isso era sagrado.O Respeito para
com as pessoas era muito mais do
que Importante,todos tinha que
seguir essas Regras.
Hoje a Historia é bem diferente,as
coisas estão diferente,as Crianças
já não tem tempo de brincar com
os Brinquedos de antigamente,não
tem mais Brinquedos,só o tal do
Celular.
Este lhes toma toda a atenção,não
lhes sobra mais tempo,brincar?isso
nem pensar!conversar com os
mais velhos?fora de cogitação!são
coisas da Modernidade.
Dado que,Apesar da Modernidade
tem certos Conceitos que Jamais
Esquecerei,pois foi Graças a Eles
nós Chegamos Donde Chagamos
Sempre Preservando esses Preceitos
que Herdamos dos nosso Pais.Paz e
Bem.....

Raimundo Sucupira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs