quarta-feira, 17 de maio de 2023

O CONTADOR DE HISTORIAS


 Caro Amigo,Tenho,ainda hoje,convicções de
que nessa observância persistente está o mais
feliz dos segredos dessa minha empreitada,de
manter viva a historia daqueles que por aqui
passaram.
Homens e Mulheres que ao longa da sua
longa e penosa Trajetória ajudou a escrever
essa nossa Historia Importante que não pode
ficar Esquecida.
Nesses últimos tempos,com essa famigerada
pandemia fomos forçados a ficar confinados
em Casa,o que nos levou a partir para a
Criatividade,como gosto de Escrever,uni o
útil ao agradável,ou seja,passei a deitar ao
papel as historias que guardo na mente.Caso
não tenha notado,algum tempo abracei um
projeto em trazer de volta a historia dos
Baluartes que por aqui passaram.dia desse ao
folhar as paginas da mente,depois de Revirar 
os Alfarrábios da mente,encontrei uma 
passagem que aconteceu-me anos atrás.Como
gosto de vagar pelos confins desse meu
Amado Sertão,num certo dia peguei os meus
apetrechos e sair em busca de mais algumas
novidades.
Sai com o velho carro por este Sertão a fora,
depois de muito andar,subir e descer algumas
montanhas,cheguei a um determinado vale,o
dito vale era Belo.
Fiquei a olhar toda aquela Beleza,pensando
por onde  começar,foi ai que passou por mim
um senhor a Cavalo,ao ver-me o senhor ficou
um tanto surpreso.
O Cavalo estava um pouco cansado,o dito
cujo estava fungando muito,acho que deu
graças a Deus por ter me visto e parado,pois 
foi logo aliviando o Cansaço.
Antes de mais nada fui logo lhes indagando,o
nome daquele lugar,Respondeu-me o senhor,
aqui é o Grotão!lugar de muita fartura!lhes 
indaguei,aqui mora mais alguém?Respondeu,
Sim senhor!mora um senhor chamado de seu
Menininho!mora ele e a sua Mulher Donana!
o sitio fica lá no pé do morro!o Riacho corta
a sua terra ao meio!é a melhor terra desse 
lugar,muitos já tentaram comprar mas  ele
não vende de jeito nenhum,é um Belo lugar,
é o melhor.
É bom o senhor deixar por aqui mesmo seu
carro  e seguir a pé!pois a estrada é
muito Ruim!assim o fiz,seguindo logo em
seguida a pé,andei bastante,até que cheguei
em frente a uma porteira,uma porteira não
muito grande,simples,mas bem feita..Passei
pela dita porteira seguido por um carreiro 
estreito até chegar a um determinado canto da
Roça,vi que a Roça era muito bem cuidada,a
dita Roça tinha de tudo.
Dei uma olhada em volta,vi bastante plantas
Frutíferas,pé de jaca,goiaba,laranja,limão,
fruta pão,coqueiro,mas o que chamou-me a
atenção foi um vistoso pé de Manga cecilia,o
dito cujo estava carregadinho de manga.Em
baixo do pé de manga passava um pequeno
Rego,água cristalina,peguei uma manga,dei
uma mordida,uma delicia,acabei de chupar a 
manga,bebi um gole D`água no Riacho.Notei
que no barranco do dito Rego tinha algumas
moitas que era pé de açafrão e Gengibre,dei a
andar pela Roça,mandioca,milho,cana,andu,
fava,em fim,a dita Roça tinha de tudo.Eis que
de Repente,um Alarido,apurei os ouvidos,um
latido de Cachorro,seguir rumo ao tal latido,
não demorou e cheguei até um pequeno 
Rancho,fui acuado por um cachorro malhado,
mas o seu tutor logo ralhou com o dito cujo,
dizendo,tá besta Tirana!ai eu pude chegar um
pouco mais perto,fui logo dizendo,Bom dia
Senhor!Respondeu-me,Dias!lhes indaguei,o
senhor é o seu Menininho?respondeu,sim
senhor!posso ter um dedinho de prosa com o
senhor?pode sim senhor!vamos chegar até em
casa!Respondi,não!não será preciso!aqui tá 
Bom!sentei-me no toco,o velho senhor sentou
no outro,o velho senhor tinha lá pelos 85
nos,não mais que isso.
Mulato,Alto,Cara Estreita,Cabelos e Barba 
Branquinha feito Algodão,não perdi tempo,fui
logo indagando,há muito o senhor mora aqui?
há meu filho!já faz uns 60 anos!como o senhor
veio parar aqui?é uma historia cumprida!eu era
novo!no arraiá conheci uma Morena vistosa!o
Zoim pretim,miudim,mais parecia duas 
Jaboticaba!não parava de me oiá!ai eu fiquei 
todo feliz!pedi para pegar na sua mão,mas ela 
disse,só depois que meu pai consentir!lá fui eu 
ter com o vei!
Vestir a Calça de Algodão Riscado,a camisa
de Bulgariana vermelha,a Botina marrom,
passei Brilhantina no Cabelo,água de cheiro e
fui até o Arraiá,passei a perna na mula melada
que eu tinha e lá foi eu!a casa ficava logo na
entrada do arraiá,uma casa grande com muitas
janelas,caiada de branco,uma Beleza de se vê.
parei na frente da casa,amarrei a
mula num morão vi que era uma casa coberta
de telha,pensei comigo,o home é Rico,tem
posse.
Fui logo gritando,ô de Casa!ô de casa!ô de
casa!respondeu lá de dentro,ô de fora!o vei
saiu na porta,a porta era daqueles que abria as
duas bandas!fui logo dizendo,o senhor é o seu
Zé de Chico?Respondeu,sou eu mesmo!e
vosmecê quem é?sou filho de Ambrosio do
Lajedo!o que o Moço quer?eu quero ter um
dedinho de prosa com o senhor!pois então se
achegue!entrei e sentei num velho estrado
o vei sentou no Banco de peroba ao lado,
depois de Respirar fundo fui logo dizendo,eu
vim aqui para pedir o vosso consentimento
 para pegar na mão da vossa filha Donana!o
 velho olhou para mim e foi logo
dizendo,se o Moço é Trabalhador!direito!e a
minha filha quer!é do meu grado!ao ouvi isso
fiquei feliz,tirei uma carga da cacunda!foi o
dia mais feliz da minha vida!não demorou e
casei com ela e vim morar aqui seu moço!já
vai pra mais de 60 anos!essa é a minha
Historia!a Historia que começou e ainda não
findou!olhando para os olhos daquele velho
senhor,vi que ainda brilhavam de felicidade.
Vi o quanto é importante a ligação do homem
com o lugar adonde nasceu,que temos que
valorizar essas pessoas,pois é ali que eles se 
sente Bem.
Olhei para o Relógio vi que a hora já era
adiantada,tratei logo de despedi-me com a
promessa de voltar um dia para continuar a
nossa prosa.
Promessa esta que ainda não cumprir,devido
a essa famigerada Pandemia que tem nos
Limitado,mas que eu pretendo cumprir,se
Deus assim nos Permitir.
Dado que,essa foi mais uma das inúmeras e
belas historias que já nos aconteceu e que
faço questão de vos contar,isso nos trás um
certo Alento a Alma.Paz e Bem....


Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs