quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

SOLIDÃO

Caro Amigo,o que se Entende
por Solidão?é não ter Ninguém
ao seu Lado?é não ter Alguém 
para Dividir Consigo as 
Coisas?Para Mim é Tudo isso
e Muito Mais,é o Sujeito Viver
em Meio á Multidão e Passar
Despercebido,ou seja,não ter
Ninguém que lhes dê Atenção.
A pior Solidão é o Sujeito 
Viver Em Meio à Sociedade 
sem que Ninguém lhes dê
Atenção,um Bom Dia,uma
Boa Tarde,uma Boa Noite,um
Abraço Apertado,um Aperto
de Mão,uma Palavra Amiga,
Em Fim,tudo aquilo que for
possível para que Este não
Venha se Sentir Só.
Uma Prova que vos digo,dê
uma Olhada nos que Moram
nas Ruas,pare um pouco e 
Observe se Alguém para e 
lhes dar Atenção?se Estes são
Visitados por Alguém?isso
não será Difícil,pois não são
poucos os que Vivem nas Ruas.
Essa Desventura são o Reflexo
da Avareza do Capitalismo
Selvagem que só pensa nos
Lucros,deixando o Ser 
Humano Sempre em Segundo
Plano.
Aqueles que já são Ricos cada
vez mais Ricos e os Pobres
cada vez mais Pobres,isso são
os Reflexos do Capitalismo.
Agora ,em meio a essas tristes
Enchentes vi que tudo pode ter
um Final Feliz,que o Amor não
Morreu,que o Ser Humano inda
é Capaz de Amar o Outro,que
Ainda tem Muita Gente do
Bem.
Aqui na Bahia Donde Moro foi
Fantástica a Colaboração da
População em Ajudar os que
Perderam as suas Casas,isso 
nos Deixou Esperançoso,que o
Amor estar  Presente e
Pronto para Entrar em Ação isso
é muito Bom.
Em Meio a Este Longo e 
Penoso Itinerário tenho 
Debruçado Sobre Tudo isso,
na Minha Vida Publica Eu
Sempre Lutei em Defesa dos
Desvalidos,Sempre Estive ao
Lado Daqueles que Precisam,
Nunca Desviei os Olhares.Um
Bom Dia,Uma Boa Tarde,uma
Boa Noite,um Sorriso,um 
Aperto de Mão,um Abraço
Apertado,uma Palavra Amiga,
tudo isso Sempre se fez
Presente Em Mim,Jamais 
Neguei-me  ao Contacto para
com os Demais,por conta disso
Jamais Senti-me Só,Além 
disso Sempre Sentir a Presença
do meu Deus e Senhor,Aquele 
que Sempre Acompanhou-me
por Qualquer Lugar que possa
Andar.
Mas por que hei de Limitar-me
a uma ou duas Espécies de 
Solidão?que o Amor Próprio,a
Fé no seu Deus Torna Venturoso
e lhes dê a Paz Necessária para
que Venha a Superar a Solidão.
Não foi Somente aos Indivíduos
que a Natureza Distribuiu o 
Feliz Dom do Amor Próprio,
cada Povo,cada Nação,Cada 
Cidade Recebeu da Própria Mãe
Natureza Essa Dadiva.
É o Bastante para vos fazer ver
de que Modo o Amor Próprio 
se Espalha por todos os Cantos
e não nos Deixa Só.
Mediante a Tudo isso,Faço Uso
das Palavras de um Intelecto 
que disse(Dizei-me,Pode 
Alguém Amar a Outro,Quando 
a si Próprio Odeia?pode Alguém
Viver em Boa Harmonia com o
Próximo,quando não estar de
Acordo com o seu Próprio
Coração?Pode Alguém Oferecer
Alguma Coisa Boa á Sociedade
quando a Avareza o Consome?
Pode dar aos Outros o que não 
Tem?tudo isso faz Refletir,sobre
tudo isso,ao fazer isso Cheguei 
a seguinte Conclusão,a Maior 
Felicidade não Consiste em se
Estar Contente com o que se tem,
Mas com o que se é.
Dado que,não Custa nada parar
um Pouco e Dirigir um Bom
dia,uma Boa Tarde,uma Boa 
Noite,um Aperto de Mão,um
Abraço Apertado,uma Palavra
Amiga,tudo isso poderá Salvar
uma Vida.Paz e Bem....

Raimundo Sucupira
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs