terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

VACA PARIDA


 Caro Amigo,os Velhos gostam
de Apreciar as Brincadeiras das
Crianças,e Esses a dos Velhos,
pois os Deuses Gostam de Unir
os Semelhantes,Realmente,se
Fizermos Abstração das Rugas
e do Número de Anos,Próprios
da Velhice,Haverá dois Seres 
que se Assemelham mais que o
Velho e a Criança.
Em Assim Sendo,Sempre que
Podemos nos Recorremos às
Lembranças,para Fugir dessa
Tristonha Melancolia que ao
Longo do Itinerário Teima em
nos Acompanhar.
Como Escritor,Poeta,Tenho 
uma Certa Facilidade em por
tudo isso em Prefeito 
Funcionamento,ou seja,Mente
e Alma Sempre Ativa.Atributo
que às Vezes Acaba por Trazer
Algum Alívio à Alma nesses
Tempos de Pandemia.
Dia desse ao Ir à Feira para
Fazer as Compras da Semana
vi Algo que Chamou-me 
Atenção numa Pequena Banca,
na Dita Banca tinha Algumas
Frutas,Mas não Era Qualquer
Fruta,as Frutas Era a Famosa
Condessa.
Ao ver Aquela Cena não foi
Possível deixar de Voltar no
Tempo,Ainda Criança Tinha a
Nobre Missão de Levar a
Comida para o meu Pai donde
Este Tivesse a Trabalhar.Num
Certo dia fui Levar a Comida 
para meu Pai no Sitio Recreio
donde Este Estava a Roças as
Mangas para o seu Antônio
Caires.
Ao passar por uma Propriedade
vi um Vistoso pé de Condessa,
o Dito pé de Condessa Estava
Carregado,Algumas delas Bem
Madura,ai Eu tive uma Ideia,na
volta com a Cesta mais Leve 
Era mais Fácil Levar as Frutas.
Na Volta com a Cesta vazia eu
logo tratei de Entrar na tal da
Propriedade donde Estava o pé
da Condessa,só que perto do pé
da Condessa tinha uma Vaca a
Pastar.
Ao ver a tal Cerca não liguei,
Passei por Baixo da Cerca de
Arame Farpado,deu um 
Trabalho Danado para passar
em Baixo da tal Cerca,a Gula
falou mais Alto que nem 
Percebi que a Tal da Vaca 
Estava com a Cria,a Vaca com
Cria Sempre toma uma Atitude
Precavida,Esconde a Cria numa
Moita.
Só que a Vontade de Comer as
Condessas Era tão Grande que,
não Lembrei-me desse 
Pormenores,pois Bem,foi o 
que Aconteceu,o Bezerro que
Estava Escondido numa Moita
ao Ver-me deu um Berro,Ai 
não deu Outra,a Vaca Partiu
para Cima de Mim como uma
Fera.
A Carreira foi tão Grande que
nem tive Tempo de Chagar
Perto do pé de Condessa,num
Determinado Momento dava
para Sentir o Calor das Ventas
da Vaca nas Costas,ai a Carreira
Aumentava.
Nunca Corri uma Distância 
como Aquela em tão pouco
Tempo,ao chegar perto da 
Cerca Mergulhei com Tanta
Velocidade e Destreza que nem
vi os Arames.Só depois com 
Alguns Arranhões vi o que eu
tinha feito.
Olhei para o lado vi a Cesta
que tinha deixado de lado de
fora da Cerca,fui até a dita cuja,
de posse desta,Ainda Tremendo
devido o Susto e a Carreira,fiz
uma Jura,nunca mais Comer a
tal da Condessa.
Cá pra nós que ninguém nos
Ousa!pois não é que não quis
Comprar as Condessas?isso
nos fez Lembrar da tal Jura,
pelo Sim,pelo não é melhor
não Quebrar as Juras,dizia os
Antigos que dar um Azar 
Danado,Em Assim Sendo,não
Quis dar Sopa para o Azar.
Dado que,Essa foi mais uma
das Inúmeras Passagens que já
nos Aconteceu no Passado e
que faço Questão de Contar 
isso nos trás um Certo Alento
à Alma.Paz e Bem.....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs