terça-feira, 23 de abril de 2024

CEVEIRO


 Caro Amigo,Como dizia um
dos Maiores Intelectos que a
Bahia,o Brasil e o Mundo já
Conheceu(A Partir da 
Natureza veria ao Infinito.
Não há,no Uníverso,duas
coisas Iguais.Muitos se 
Parecem umas às Outras.Mas
todos entres se Diversificam.
Os Ramos de uma só Árvore,
as folhas da mesma planta,os
Traços da polpa de um dedo
Humano,as gotas dos mesmos 
Fluidos,os Argueiros do
mesmo pó,os Raios do 
Espectros de um só Raio solar
ou Estrelar.Tudo assim,desde
os astros,no Céu,até os
Micróbios no sangue,as
Nebulosas no espeço,até os
aljôfares do rocio na relva 
dos prados)Tudo isso nos
levou a uma criteriosa
Reflexão sobre tudo que 
vemos nos dias de hoje e que
estão mudando e isso inclui 
o Homem.
dia desse ao dar a
costumeira volta aos 
arredores para matar a 
Saudade das coisas desse
meu Sertão Querido,que eu
tanto Amo,ao passar por um 
determinado lugar dei de
cara com dois senhores um
deles estava com uma
lazarina no colo,para os que
não conhece lazarina é uma
Espingarda.
Ao ver aquela cena não pude
deixar de voltar no Tempo,na
Saudosa Infância,um certo dia
fui juntamente com meu Irmão
esperar as Cotias no Ceveiro.
Ao chegar ao dito Ceveiro,
subimos numa Árvore e por lá
ficamos à espera das Cotias,
nós dois um em cada galha,ele
com a lazarina ao colo.Eu ao
lado de Olho,ele olhando para
cima com o chapéu no Rosto,
disse para mim,fique de olho!
quando elas aparecer me dê 
um toque!fiquei de olho,eis 
que de Repente chega uma
Cotia com 4 filhotes atrás,a
Cotia Mãe começou a comer,
olhou para cima com uma 
Carinha mais Linda do Mundo,
Eu fingir que não vi os filhotes
logo começaram a comer
Também,até que comeram as
Mandiocas do Ceveiro toda,eu
só olhando é claro,até que com
a Pança devidamente cheia
todos foram embora.
Desde aquele dia tornei-me um
Ambientalista,um defensor da
Natureza e dos Animais.Há,o
meu Irmão perdeu a Paciência
e desceu da Árvore indo até o
Ceveiro dizendo Uai!cadê as
Iscas?não tem nenhum
Taquinho?Respondi não sei!
fula da Vida me disse vamos
Embora!ai pegamos o caminho
de volta pra Casa.
Desse dia para cá nunca mais
parei de defender a Natureza
e os Animais,pois assim como
nós todos temos o Direito de
Viver em Paz sem ser 
Incomodado.
Sé não fosse a Famigerada
Gula dos Homens todos nós
nesse Mundo iria viver em
Plena Harmonia,sem causar
nenhum mal uns aos outros,a
Vida seria Bem mais Fácil.Os
Homens e os Animais todos a
viver uma Vida Tranquila sem
sé preocupar em sé proteger
de nada,pois a paz seria o 
Objetivo de todos,esse sempre
foi  o sonho dos que
Ama a Vida e o Bem Comum.
Quando considero quanto me
excede as forças a tarefa,que
ora sé me impõe,o que me
preserva de esmorecer,é,
sobretudo,a certeza de que 
existe um Ser Supremo,que
dirige as coisas desse Mundo,
e,assim com a sua bondade,
como com a sua Misericórdia,
sempre acompanhou todos os
Viventes.Dado que,antes de
pegar uma Espingarda
para ir ao Mato em busca de
uma Caça,pense que um quilo
de Carne ou um Peixe irá
Resolver o seu Problema sem
que seja preciso Predar a Mãe
Natureza,ou seja,matar os 
Animais.Paz e Bem.....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs