quinta-feira, 15 de junho de 2017

A CIGANA

Caro Amigo,Quão Ingrato
é Comigo,esta Evento que
ousamos chamar-lo de
Sentimento,não Esperes
de mim nem Definição
nem Divisão de Retorico.
Aqui,não Caberia tal
coisa,sou pois,como
Vedes,um Tremendo
Sentimentalista.
Conhecei,pois,mais uma
das Inúmeras Historias da
minha Saudosa Infância.
Um certo dia,para ser
mais claro,uma Tarde de
Sábado,lá pelos idos de
1972,Eis que uma Amiga
do meu Pai,que atendia
pela Alcunha de Deodata,
Escanchou se em meio ao
Terreiro da nossa Casa,a
dita cuja estava a botar os
Bofes pela Boca.
Meu Pai foi logo lhes
indagando do que se
tratava,Recuperando o
Folego,foi logo dizendo,
seu Queno!os Ciganos
acaba de chegar!eles
Acamparam na Beira da
Roça!
Passado o Alvoroço,meu
Pai deu-me uma Ordem,vá
vê se os Ciganos estão
perto da Cerca!pois eles
pode colocar os Animais
para comer a Roça!
Não gostei da ideia,porem,
Palavra de Pai naquela
Época era Ordem,não se
questionava,Cumpria se,
meio triste,tratei logo de
cumprir tal Ordem.
Ao chegar no dito lugar,
dei de Cara com várias
Tendas armada,dentre elas
uma chamou-me atenção,
tinha vários Enfeites,
pendurado.
Eis que de Repente,na
porta da Tenda apareceu
uma Bela Cigana,Morena,
Alta,Cabelos Compridos,
cobria lhes as Espáduas.
Ainda Menino,12 para 13
Anos,quase cai diante
daquela Bela Mulher,com
um Belo Sorriso,pegou-me
pela Mão,sentou-me num
pequeno Banco na sombra
do pé de Juazeiro.
A essas alturas,faltava-me
folego,aqueles Olhos cor
de Amêndoas,o Perfume
de Jasmim tomou-me o
Resto do Folego.
De posse,da minha Mão,
começou a Ler a minha
Sorte,porem,não prestei
atenção em nada que ela
dizia,estava Encantado
diante de tamanha Beleza.
Nem lembrei-me da Missão
que acabara de Receber do
meu Pai,tamanha era a
Emoção.
Voltei-me para Casa meio
Lerdo,pois ainda estava
sob o Encanto,nem
lembro o que disse ao
Velho.
Esse momento ficou
guardo para sempre em
minha Memoria.
Dado que,ao sentir-me um
pouco Melancólico,trato
logo de folhar as Paginas
da Mente,se não Resolve,
pelo menos nos trás um
pouco de Alento a Alma já
tão conturbada....


Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs