quinta-feira, 2 de junho de 2022

NA ESCOLA

Caro Amigo,Em Tempos de
Pandemia,sem Poder Sair
de Casa, por tanto,Preso ou
Melhor,Confinado em
Em Casa,não se tem muito
o que Fazer,tão Somente
Esperar que tudo isso caia 
no Esquecimento.
Dia desse ao ver a
Movimentação das Crianças
em Casa,Alguns fazendo as
Tarefas Via Internet,ao ver
Aquela Cena não Pude
Deixar de Voltar no Tempo.
Lá pelos Anos 70,as Coisas
Era Bem Diferente,não se
Estudava de Casa,tinha que
ir à Escola,não tinha tantas
Regalias.
Levava o Banquinho de Casa,
a Merenda,a Laranja,a Manga,
a Banana,o Pedaço de Bolo,o
Pedaço de Raspadura,o
pedaço de Cuscuz,em fim,
nada se dava na Escola.Os
Livros tinha que Comprar,os
Pais que Arcavam com tudo
isso.
Ao Lembrar dessas Coisas,
uma Passagem Engraçada
veio-me a Mente,a Minha
Primeira Escola,ou seja,a
Primeira Escola Donde eu
Estudei.A Primeira Escola
Donde Estudei foi no
Casarão do Gentil Vieira na
Praça Padre Benvindo,lá
Cursei a Primeira Série.
Lembro-me Bem de Alguns
Colegas,Dentre eles o
Juarez Filho do Tõe de Tió,
como toda Criança tinha um
Apelido,o Juarez tinha um
Apelido Engraçado(Pedaço
de Fumo Ruim)se chamasse
vinha Comer Sal na Mão,ou
seja,Chorava feito um
Condenado.
Num Certo dia,na Hora do
Recreio,o chamei de pedaço
de fumo Ruim,o dito cujo
foi à Diretoria para se
Queixar,não deu Outra,fui
Chamado pela Diretora.Ao
Receber a Ordem,lá fui Eu
com o Coração na Mão,parei
me em Frente à Porta com as
Pernas a Tremer,Devido ao
Medo da Diretora,pois as
Crianças naquela Época tinha
um Grande Respeito pelos
mais Velhos,Principalmente
os Professores.
Finalmente,Criei Coragem e
Entrei na Sala,Vi-me diante
da Diretora,a Diretora Sentou
se,Mandando-me Aproximar
Indagando-me,o que Eu
disse ao Juarez.
Antes de Responder a
Indagação,Olhei para Santa
Luzia que Estava Sobre a
Mesa,para os que não
Conhece,a Santa Luzia Era a
Palmatória,uma Peça feita de
Madeira,Arredondada,com
um Cabo,muito usado nas
Escolas e nos Lares para dar
Bolos nos Peraltas que viesse
a Aprontar.
Naquele Momento o Medo
e a Razão,ou seja,o que os
Meus Pais Dizia-me,Jamais
Minta,Fale Sempre a Verdade,
Doe em Quem Doer,Ai fui
logo Dizendo Foi Eu Senhora
Diretora!Eu o Chamei de
Pedaço de Fumo Ruim!a
Diretora Olhou para Mim e
Disse,Por Dizer a Verdade!
Livrastes de Alguns Bolos!
No Entanto,tens que Jurar
que não Vai mais Arreliar
do seu Colega!lhes disse,sim
Senhora Diretora!Prometo!
Ela Respondeu-me,Pode Ir!
Estar Liberado!sai da Sala
como se tivesse Tirado um
Enorme Peso das Costas.Há,
o Juarez?Estava lá Fora com 
os Olhos Inchado de Tanto
Chorar,Encostei com Jeito
e Lhes Pedir Perdão,com um
Certo Atraso Perdoou-me.
Ai todos Juntos e Misturado
Fomos Jogar Peteca,não Era
Bom nesse Jogo,Mas dava 
pro Gasto.
Dado que,ao Lembrar dessas
Passagens,faço Questão de
vos Contar,para que Saibam
que na nossa Época Também
se Aprontava,Brincava e
Também se Era Feliz.Paz e 
Bem....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs