terça-feira, 16 de janeiro de 2024

ESCADA DE MANDACARU

Caro Amigo,Feliz Daqueles que
Preserva a Sua Historia,pois
Este tem Em Sua Memoria tudo
Aquilo que se é Preciso para que
se Trasse o Próprio Destino.Em
Meio à Essa Pandemia,Doença
Cujo o Nome é Pomposo,como
todo Mundo,ficamos Confinado 
Em Casa.
Nada que nos Impede de Fazer
Uso da Mente,pois Esta
Permanece Em Constante
Criação,ou seja,Fértil,Intacta,
Sem Esquecer se das Coisas
que nos Aconteceu Tempos
Atrás.
Dia Desse ao Sair ao Quintal
para Molhar as Hortas,ao
Olhar para as Ferramentas num
Canto,dentre elas uma escada
de Alumínio num canto,ai
Lembrei-me de Algo que
Costumava fazer Juntamente
com Meu Pai.
De vez em Quando Ia Com meu
Pai ao Mato Buscar a Matéria
Prima para fazer uma Escada,a
Dita Cuja Era Usada para Caiar
a Casa Adonde Morávamos.
Ao Chegar ao Mato,meu Pai
Escolhia um Pé de Mandacaru
com 3 ou 4 Metros,com uma
Certa Grossura,Cortava,Tirava
a Casca,ficava só a Madeira,um
Detalhe,a Madeira do
Mandacaru é Oca,isso Facilita
as Coisas.
Pega se uma Talhadeira,uma
Pequena Marreta e Começa a
Rachar a Madeira ao Meio,
Depois de Abrir as duas Bandas,
é só Abrir os Buracos adonde
Coloca se os Paus da Catinga
de Porco,pois essa Madeira é
Muito Forte,depois  Amarra
as Duas Pontas com uma Corda
do Caroá e a Escada logo estar
Pronta.
Antes meu Pai ia ao Morro
tirar uns Paus de Canela de
Velho para fazer os Pincéis,e
Voltamos para Casa,mais um
Detalhe,o Pau Canela de Velho
é só Bater com uma Pedra ou
uma Marreta na Ponta e logo
Terá um Bom Pincel.
Há essas Alturas a Tabatinga
já na Gamela pronta para
Caiar a Casa,Afinal,no São
João a Casa tinha que ficar
nos Trinques.
Chegamos em Casa,fui
logo Colocando a Escada ao
Oitão,para Começar o dito
Caiamento,peguei o Pincel,o
Caldeirão com a Tabatinga.
Subi na Dita Escada,com o
Caldeirão e o Pincel,ao Dar a
Primeira Pincelada,o Pau da
Escada Rachou se ao Meio,
não deu Outra,Desci
Juntamente com o Caldeirão
e o Pincel,Rolando ao Terreiro,
foi um Estardalhaço,Grita dali,
Grita dacolá,Acode dali,acode
dacolá,Levaram-me para
Dentro da Casa.
Logo a Minha Mãe Chegou
com uma Cuia com Mastruz e
Sal,para passar nos Ferimentos,
fiquei Quase uma Semana
Escadeirado.
Depois de Alguns dias tudo de
Volta à Normalidade,ou seja a
Lida.
Já que por aqui no Sertão não
sé pode ficar muito tempo sem
faze nada,pois temos que 
colocar o feijão no prato,pois a
Barriga não espera.
Plagiando a minha Santa
Mãezinha que dizia saco vazio
não para em pé,o Cabra que não
come não tem forças para o
Batente,em assim sendo,lutar é
Preciso.
Dado que,diante desse Mundo
Moderno,já não se tem muito
o que fazer,só nos Resta é
Relembrar das Coisas Boas do
Passado,Enquanto se Espera o
Final Honroso,pelo menos isso.
Enquanto Esse dia não Chega,
Eis Mais uma dessas Passagens
para Trazer um Pouco de Alento
à já tão Conturbada Alma.Paz e
Bem.....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs