sábado, 3 de outubro de 2020

TACILA E A GAMELA DE MAXIXE


 Caro Amigo,Em Meio a Este
Confinamento Forçado,donde
Somos Obrigado a ficar em
Casa Trancafiado,muitas 
Vezes sem ter muito o que
Fazer,tenho tido a 
Tranquilidade Necessária 
para por em pratica o meu
Projeto em Mostrar a Historia
Daqueles Baluartes que ao
longo dos Tempos tanto vez
por Essa Terra.
Como vos disse,o Tempo me
é Propício,Este Eu Tenho de
Sobra,Em Assim Sendo,
Aproveito o Ensejo para
Deitar ao Papel o que a mim
Vem por Via do Pensamento,
por isso,de Posse da Caneta e
de um Pedaço de Papel,ponho
me a Rabiscar.
Como Costumo fazer Sempre
depois do Almoço,deito e 
tiro um Cochilo por Alguns
Minutos,dia desse ao tirar 
um Cochilo,Eis que de 
Repente,Acordei com um
Foguetório dos Diabos.
Sem Saber Qual os Motivos
daquela Balbúrdia,ou melhor,
Foguetório,sai para o Quintal
Donde fui ter com as Minhas
Plantas.
Ainda pensando naquela 
Barulheira danada,meio 
Atordoado,Lembrei-me de 
uma Cena Engraçada que 
nos Aconteceu lá pelos Idos
dos Anos 80.
Na Cidade só tinha 2 Grupos
Políticos,o Grupo da Situação
e o da Posição,Qualquer 
Barulho na Cidade o Povo
saia para a Rua para Saber 
do que se Tratava.
Luiz Barros Era o Condutor
da Oposição,Eu fazia Parte
do Grupo,o Luiz não 
Gostava de ver o Grupo 
Parado,volta e meia ele fazia
Algo para Animar o Grupo.
Numa Certa Manhã o Luiz
vendo o Grupo meio parado,
Chamou-me num Canto e
disse,Sucupira!Precisamos
Animar o Grupo!Eu lhes
Indaguei,Como Luiz?ele
pensou um pouco e disse,
já Sei!Vai lá no Deposito,
pega umas 4 Caixas de
Fogos e Solta!fui ao dito
Deposito,peguei os Fogos,dei
aos Colegas dizendo,Solte
em Frente ao Clube!eles
Foram para a Frente do dito
Clube que ficava na Praça
Erico Cardoso.
Como todos os Grupos
Políticos,tem sempre Alguns
que são Apaixonado,a (Tacila)
Era uma Delas,já ficava de 
Orelha em pé,Qualquer 
Barulho Corria para a Rua 
para ver o que Era.
Eu fique em Frente ao 
Mercado Super Bráz,Quando
os Meninos Chegaram em
frente ao Clube dei a Sinal,
Começou o Foguetório,não
demorou,a Tacila deu um 
pulo, Saltou para o meio da
Rua,Desceu Correndo Rua
Abaixo,com uma Gamela de
Maxixe na Mão e a Edite
Atrás Gritando Volta Mulher!
Olhe as Panela no Fogo!Indo
parar na Esquina do Bar do
Dirramos.
Deu uma Espiada,com o
Cabelo todo Assanhado e
Bradou,ô Sucupira!Esse
Foguete é Nosso?Eu lhes
Respondi,é Sim Tacila!ela
Respondeu-me,Ainda Bem!
deu meia volta e Voltou para
Casa.
Há Essas Altura o Luiz 
Estava a Gargalhar na porta
do Mercado,Enquanto que 
o Povo Descia para Praça
para ver do que se Tratava.
Nós não Falamos é Claro,
pois a Segredo é a Alma do
Negocio.
Dado que,Em Meio a Essa
Modernidade,já não se faz
mais Política como 
Antigamente,com Alegria na
Rua,Mas nas Redes Sociais,
Sem o Olho no Olho,Sem o
Aperto de Mão,Sem o Abraço
Apetado,Afinal,são Coisas
da Modernidade.....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs