quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

NA GALHA DO PAU


 Caro Amigo,Por Conta desse 
Famigerado Confinamento,ao
Qual Nós Fomos Forçados a
Ficar,Como é Triste tudo isso,
Pois tudo isso nos Impede de
Fazer o que Gostamos,ou seja,
o Ir e Vir,a Liberdade Plena,a
Causa Maior.
O Ser Humano Nasce Livre,
Faz a Grande Travessia,depois
Este sai da Vida e Entra para a
Historia.
Em Casa,pois esse Evento nos
Exige isso,Poderemos Colocar
a Mente para Funcionar,para
não ficar Inato,Ocioso,isso nos
tem Ajudado a Amenizar um
Pouco o Tédio.
Dia desse ao Folhar as Paginas
da Mente,Revirando os
Alfarrábios da Mente,Lembrei
me de Algo que a Mamãe nos
Dizia Sempre,Assim que nos
Reunia para Comer,Cada um
com o seu Pratinho de Barro,
Todos Sentados ao Chão 
Formando uma Roda.Lembro
me da Comida que Eu mais
Gostava(O Pirão de Maxixe 
com Frango Caipira)Era uma
Delicia,a Parte da Galinha que
Eu Mais Gostava Era a Moela
e as Asas.
Todos Sentados,Pratinhos em
Mãos,Comida Posta,a Mamãe 
Sentava a Começava a nos
Passar Alguns Ensinamentos,
o que Ouvia com Atenção.Ela
Sempre Começava Dizendo,
Meus Filhos!Ser Pobre não é
Defeito!Defeito é Pegar o que
é dos Outros!Nunca Minta!
Fale Sempre a Verdade!Honre 
Sempre a Vossa Palavra!pois
Ela é o Vosso Bem Maior!
Quando Promete!Cumpra!pois
uma Promessa é Sinal de
Firmeza de Caráter!Finalizava
Dizendo,Trabalhe!Labute!
Cuide Bem do Fruto do vosso
Trabalho!pois Aquele que não
faz isso um dia Acabará na
Galha do Pau!Com a Inocência
de uma Criança lhes Indagava,
Mamãe!o que é Galha do Pau?
Ela nos Respondia,é Trabalhar
Muito e ao Final Ficar sem
Nada!Sem Eira nem Beira!por
Tanto,Cuide Bem do que é Seu!
Jamais Cobiça as Coisas dos 
Outros!Agindo dessa Forma e
Seras Homens e Mulheres de
Bem.
Tenho Ainda Hoje,Convicções 
de que nessa Observância 
Persistente está o Segredo Feliz,
não só das Minhas Primeiras
Vitorias na Vida,Mas de 
Quantas Vantagens Alcancei e
Jamais Levar aos Demais em
todo Andar dos Meus Anos,Até
à Velhice.
Muito há que já não Subtraio 
Tanto às Horas na Cama,para
Acrescentar às do Trabalho,Mas
o Sistema Ainda Perdura,Bem
que Largamente Cercado nos
Antigos Costumes.
O que nos faz pensar que os
Velhos Apreciam Bastante a
Companhia das Crianças,e que 
Estas a dos Velhos,pois os
Deuses Gostam de Unir os
Semelhantes.Realmente,se 
Fizermos Abstração das Rugas
e do Número de Anos,Quanto
mais Envelhece os Homens,
tanto mais se Parecem a 
Crianças,Até o dia em que
Abandonam o Mundo,como 
Verdadeiras Crianças,sem 
Aversão à Vida,e sem Perceber
a Morte.
Passado Tantos Anos,já Quase
Chegando ao Final do
Itinerário,Olho para Trás e Volo
Afirmo com Extremo Orgulho,
Valeu Apenas Seguir ao Pé da
Letra os Ensinamentos da  
Minha Mãe.
62 Anos Vivido,volo direi,não
Juntei Fortuna!No Entanto!Eu
Tenho Algo de que Orgulha-me
Muito!O CARÁTER!
A PALAVRA!Coisas que não
se Compra com Dinheiro,Mas
que se Tem com Exemplo.Dado
que,ao Faze Chegar Até vós 
Essas Palavras,Quero Tão
Somente vos dizer que,os Pais
São o Espelho dos seus Filhos!
Dê Pois o Exemplo.Paz e Bem....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs