quarta-feira, 13 de abril de 2022

NA CASA DO PADRE

 

Caro Amigo,Não Foi Somente 
aos Indivíduos que a Natureza
Distribuiu o Dom do Amor
Próprio,Cada Povo,cada Nação,
cada Cidade Recebeu Boa 
Dose,Em Assim Sendo,Estes
Cultivaram as suas 
Lembranças.
Em Casa,Ainda Sob o Efeito
dessa Famigerada Pandemia,,o
tal Confinamento ao qual todos
fomos Forçados,dia desse ao
Folhar as Paginas da Mente,
Lembrei-me de uma passagem
muito Engraçada que nos
Aconteceu na Infância.Minha
Mãe Ia Sempre à Casa do
Padre Benvindo,Era Ela quem 
fazia o Rapé que o Padre
Usava,por Conta disso Ia à 
Casa do dito Padre quase toda
Semana.
Como todo Caçula,não 
Desgrudava da Mamãe,Donde
Ela fosse Eu lhes Acompanhava
por Tanto,quando Ia à Casa do
Padre Benvindo Eu Ia Também.
Num Certo dia Lembro-me 
Bem como se fosse Hoje,minha
Mãe foi levar o Rapé do Padre
e Eu fui Junto,a Casa do Padre
ficava perto da Casa de 
Pequena de Cadu,Hoje Praça
que leva o seu Nome,Praça
Padre Benvindo.
Ao chegar à Casa do Padre a
Minha Mãe foi Até a Cozinha
ter com as Amigas,eu fiquei
na Sala donde estava Algumas
Crianças,foi Ai que Chegou o
Padre Benvindo Montado numa
Mula Melada.
Depois de Sentar-se Sobre um
Velho Estrado nos Chamou,
Venha cá!se Achegue!vou lhes
Contar uma Historia!a Historia
da Mula sem Cabeça!todos 
Sentados ao Chão pois não
Tinha Assento para Tantos
Peraltas,todos prontos para 
Ouvir tal Historia.
O Padre disse um Certo dia 
fui ver os Terrenos,passei pelo
Terreno do Bom Jardim,indo
depois para o Riachão 
passando pelo Rompe Gibão,
já estava ficando Noite,a Lua
Estava Cheia.
Há Meninos!quando Entrei no
Corredor,comecei a Ouvi um
Tropel dos Diabos logo à
Frente,o Cavalo Era Inteiro,o
Dito Cujo começou Murchar
as Orelhas,Apertou os Passos,
Segurei Firme na Sela,soltei
as Rédeas.
O Tal do Tropel Aumentava
a cada Instante e nada de 
Chegar o Cavaleiro,Bateu um
Medo Danado,foi Grande o
Arrepio.Eis que de Repente, na
Curva da Estrada bem à Frente
Surgiu um Vulto,vindo na 
minha Direção,Apurei Bem as
Vistas,a Lua já Estava Bonita,
Vi Bem,Quando passou por
Mim uma Enorme Mula sem
a Cabeça.
A Danada Passou Ventando 
Sumindo logo à Frente na
Sombra de um Pé de Mulungu
Encostado na Cerca.
Ai tive que partir pras Orações,
o Cavalo Escanchou-se na 
Beira da Cerca Soprando como
Tal,foi Ai que Lembrei-me,Era
a Quaresma.
O Povo diz que a Mula sem
Cabeça é a Mulher do Padre,o
que não é Verdade,pois o Padre
não tem Mulher não é!Mas que
foi um Aperto dos Diabos lá 
isso foi.
De modo que,quando chegar a
Quaresma não saia de Casa a
Noite,Reze Bastante,Obedeça a
sua Mãe,o seu Pai,pois se a tal
da Mula Aparece a Coisa vai
ficar Feia para o Vosso Lado,a
Danada é uma Coisa do Outro
Mundo.
Dando uma Enorme
Gargalhada disse,quem quiser
que Conte Outra,tirou as Botas
dos Pés,Esticando as pernas
no Velho Estrado,Meteu a Mão
no Bolço tirando um pequeno
Chifre donde continha o Rapé,
tirou a Tampa Meteu os Dedos
tirando Rapé e levando ao
Nariz.
Nessa Hora a Mamãe chegou e 
lhes pediu a Benção,o que logo
foi Atendida,Saindo em Seguida
e Eu Atrás é Claro.
Ao passar pelo Beco dos
Quarteis a Mamãe inda Brincou
com o Cristo que Estava a
Limpar umas Botas,fiquei meio
Cismado pois este nos dava
Beliscões.
Já passado Tantos Anos,pois 
não é que essa Historia Sempre
vem á Lembrança Sempre que
Chega perto da Quaresma,pelo
Sim,pelo não,é Sempre Bom se
Precatar não é Mesmo!Essa foi
mais uma das Inúmeras Historia
que Ouvimos no Passado e que
Fazemos Questão de vos Contar,
faz Bem a Alma.Paz e Bem.....

Raimundo Sucupira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs