quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ENXADA E SONHOS

Caro Amigo,quase Cinquenta Anos
depois,começo a entender algumas
coisas que meu Pai e minha Mãe
dizia.
Lembro-me bem a Casa Antiga
onde Morávamos,todas as Noites
Íamos para a Sala cujo os Moveis
era uma Enorme Mesa de Peroba
acompanhada por um Banco da
mesma Madeira.
Mamãe colocava a Lamparina no
centro da Mesa,cada um tomava o
seu lugar,todos Ansiosos em saber
qual a Historia que Eles iriam nos
Contar.
Depois das Inúmeras Historias
que Eles contava vinha as tarefas
que deveria ser feita no outro dia,
o que eu mais gostava era a tarefa
de Capinar o Roçado.Levantava
cedinho,meu Pai já estava de pé,
colocava o Chapéu Casco de Tatu
na Cabeça,os Cachorros já nos
aguardavam ao Terreiro,batia em
Retirada Rumo ao Roçado que não
ficava muito longe.
Lembro-me como se fosse hoje,o
esquema,Papai colocava a Cabaça
com Água e o Embornal com
Farinha e Raspadura na Sombra do
Juazeiro,cada um pegava a sua
Enxada,amolava com um pedaço
de Pedra,lima era coisa de Rico,a
Pedra era mais Econômica,afinal,
é coisa que se encontra em qualquer
lugar.
Lá pelas 10;30 morrendo de Sede,
porem,não se atrevia a falar nada,
esperava as Ordens do Velho,ate
que Ele dizia(Tá na Hora da Matula
Rapaziada)cada um colocava sua
Enxada encostada num toco.Já na
sombra do Juazeiro o Velho pegava
o Embornal com a Raspadura,e a
Farinha,colocava em cima de alguns
Ramos,metia o Facão,cortava a
Raspadura em pequenos Pedaços,
cada um pegava o seu com um
punhado de Farinha,depois uma
Generosa Caneca de Água fresca.
Voltando em seguida ao Batente,
Cada um no seu Eito,dava gosto vê
o Roçado de Catador todo coberto
de Flores,via se aqui e acolá duas
ou três Bagens,porem o que mais
apreciava era as Flores Roxa,dava
gosto em apreciar.
Meio dia todos para Casa,a Tarde
ia para a Escola.
Foi assim que fui Criado,seguindo
e Respeitando os Preceitos que
Aprendi com meus Pais,fico triste
quando vejo que os Filhos nessa
hera Moderna já não trata seus Pais
com o mesmo Respeito.Dado que,
vendo tudo isso,faço um apelo aos
que Viveram nessa Época em que
Vivi,passe a diante esses Preceitos,
quem sabe conseguimos salvar essa
nova Geração....


Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs