quinta-feira, 13 de julho de 2017

NOITE DE LUA CHEIA

Caro Amigo,Feliz do Homem
que apesar da Velhice,distrai-
se ainda Contando Historias,
seja ela Triste ou Cômica,isso
certamente Expulsa o
Silêncio e a Melancolia e faz
Rir ou Chorar.
Tem certas coisas que ficam
para sempre guardado em
nossa Memoria,ainda Menino,
com 9 para 10 Anos de Idade,
Costumava Acompanhar
minha Mãe nas idas a Roça,
quando Ela ia levar a Comida
para meu Pai.
Principalmente quando Ele
estava Trabalhando ao
Machado,pois sabia que o
Velho Barbino estava com
Ele.
O Velho Barbino era um
Machadeiro de mão cheia,
sempre estava com meu Pai
nas Derrubadas.Não via a
Hora de chegar ao meio dia,
quando Mamãe colocava o
Balaio com a Comida na
Cabeça,já estava à Frente,era
o Começo da minha grande e
Emocionante Aventura.
Na chegada à Roça,ia para
Baixo da Arvore escolhida
para o Almoço,justamente
um pé de Juazeiro ou um
Umbuzeiro,pois essa Arvore
tem uma boa Sombra.
Mamãe gritava,geralmente,
os Cachorros chegavam
primeiro,não demorava,logo
os Trabalhadores também
chegava.
Cada um se Ajeitava num
canto,o Velho Barbino
sentava num pequeno Toco,
corria e sentava ao seu
lado.
Enquanto o Velho Desatava
o nó do Pano que Enrolava o
Prato de Barro com a Comida,
eu Aguardava com Ansiedade
para ouvir as Historias que o
Velho Contava.
Lembro-me bem a mais Bela,
Fantástica que contou-me,
enquanto Esfregava as Mãos
onde os Calos eram Visíveis,
devido a Labuta com o
Machado,pegando um
pequeno Galho donde tirou
um Espinho,usando o mesmo
para tirar a sujeira de baixo
da Unha.
Entre uma cutucada e outra,
Contou-me a Historia do
Ferreiro que virava
Lobisomem.
Na Quaresma,nas Noites de
Lua Cheia o Ferreiro virava
Lobisomem,saia pela
Redondeza do Araiá comendo
os Cabritos nos Currais e
Assombrando a Vizinhança.
Os Olhos nem piscavam,era
Tamanho o Encantamento,nem
via o Tempo passar,pra minha
tristeza,era interrompido pelo
chamado da Mamãe,para
voltarmos pra Casa.
Saia Sonhando com a Próxima
Historia,no dia seguinte.
O Tempo foi passando,as
coisas foram mudando,os
Antigos foram Partindo,foi se
as Historias,Restando tão
somente as Lembranças.Dado
que,ao folhar as Paginas da
Mente,quero tão somente,
manter Vivas as Historias que
Vi e Vivi,fazendo isso,nos trás
um Certo lento a Alma....


Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs