sexta-feira, 9 de agosto de 2019

MARIA GAMBÁ

Caro Amigo,Tenho,Ainda
Hoje,Convicções de que
Nessas Observâncias
Persistentes Esta o Segredo
Feliz,não só das Minhas
Primeiras Vitorias na Vida
Pessoal,Mas de Quantas
Vantagens Alcancei ao
levar aos Meus
Companheiros o Bem
Comum.
Temos por Averiguado que,
Donde o Colocarem,dará
Conta o Individuo das
Mais Áridas Empreitadas
e a Solução para os
Problemas.
Ao que Devo,o mais
Sublime do Fruto das
Minhas Batalhas e do meu
Trabalho no Social,Jovem
Ainda,Assim que Entrei
no Grupo de Jovem,e Daí
Avante Observei que
Jamais Haveria de Deixar
os Desvalidos sem o
Devido Apoio.
Passado muitos Anos,dessa
Missão,com a Juventude
ficando cada vez mais para
Trás,só nos Resta Relembrar
Daqueles Velhos e Bons
Tempos.
Em uma dessas Lembranças
Lembrei-me do Começo da
Construção da Barragem do
Zabumbão.
Como Sempre Estive na
Comunidade da Lagoa do
Mato,pois tinha muitos
Amigos por lá,Assim que
Saiu a Decisão do Começo
da Obra,Juntamente com o
Grupo de Jovens São
Francisco de Assis,as Irmãs,
o Padre Pedro e o Sindicato
dos Trabalhadores de
Paramirim,fomos à Luta.
Fui Designado para
Conversar com Algumas
Famílias que seria
Assentada,no primeiro dia,
fomos ao Morro da Estrela
pois tinha uma Família que
Morava em meio ao Mato
ao Pé da Serra.
Embreei-me em meio ao
Mato,ao chegar a Dita Casa,
na Verdade,um Rancho de
Enchimento,fui Recebido
por uma Senhora Franzina
porem Valente.
Essa Senhora Era Maria
Gambá,com uma Foice em
Mãos foi logo Gritando,
Manheci de Bargia pra
trás,é hoje que a Porca torce
o Rabo,sei que esse
Governo fio duma Ronca e
Fuça,Quer tirar nois
Daqui,pra fazer Barragem,
pois Daqui nois não Sai!
Daqui ninguém nos Tira!
A foice já Esta Amolada,vai
ter Briga a da cum Pau.No
Mesmo Instante as suas
Irmãs Chegaram cada uma
Armada,uma com Mão de
Pilão,outras com Facão,
outra com Machado,outra
com uma Rabo de Cutia,não
teve Jeito,tive que Apelar
para os Argumentos,foi dura
a Prosa,Até Convence-la que
Ela e sua Família Iria para
um Lugar Bem Melhor perto
da Cidade e das Vendas,foi
Ai que a Conversa mudou
Quando falei das Vendas,a
Dita Cuja Gostava de Tomar
Umas.
Quando toquei nas Vendas,a
Historia mudou de Figura,
falei,perto da Venda de seu
Melé!Ela Chamou-me de
lado Indagando-me,tem da
de Zé Barbosa?Respondi,
das Boas!Ai foi só Alegria,
o Acordo Saiu na Hora.
Essa foi a Primeira Família
Assentada,tivemos uma
longa e penosa luta para
Resolver os Problemas das
Famílias da Lagoa do Mato,
no Entanto,deu tudo Certo.
Dado que,essa foi mais uma
Lembrança que Faço Questão
de Relembrar,pois Até os dias
de Hoje Aquele Povo
Continua Fazendo Parte
dessas Lembranças,do nosso
dia a dia,Afinal,Somos todos
Filhos e Filhas dessa Amada
Terra....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs