quinta-feira, 1 de julho de 2021

VARA NO LOMBO

 

Caro Amigo,Cá Estou Sob o
Tal Confinamento,Enfurnado
em Casa é Claro,de vez em
Quando Temos que Sair para
Colocar o Lixo na Lixeira 
para que o Carro da Limpeza
Publica possa Apanhar-lo.
Num desses Momentos em 
que Sair à Rua,Vi uma Cena
que Chamou-me Atenção,um
Velho Senhor Ia Passando a
Tocar um Jumento,ao ver a
Cena não Pude Deixar de
Voltar no Tempo.
Lá Pelos Idos dos Anos 80,
Eu Era um Membro do
Grupo de Jovem São
Francisco de Assis,cada um
dos Membros Tinha uma
Função,a Minha Era cuidar
da Área Social e do Meio
Ambiente,isso Incluía a
Defesa dos Nossos Irmão os
Animais.
Lembro-me como se fosse
Hoje,Aquele Fatídico dia,eu
Vinha Vido da Minha Casa
para o Centro Social Donde
Era a Sede do Grupo de
Jovem.
Eu Tinha uma Bicicleta
Vermelha,naquela Época 
não Tinha Essa Onda de
Moto nem de Carro,Era de
Bicicleta ou a Pé Mesmo.
Vinha Eu,Descendo pela Av.
Coronel Francisco Brasil,
Quando Cheguei na Esquina 
da Rua Avelino Bonfim,uma
Travessa que fica ao Lado
do Cemitério Dr.Edgar
Medrado,Algo Chamou-me
Atenção.
Uma Cena Chocante,Vinha
Vindo um Jumento Cuja a
Carga lhes Era Pesada de 
Mais.
Atrás um Cidadão a 
Espancar-lo,de posse de
uma Vara Grande,o Dito
Cujo Espancava o Pobre
Jumento sem dó,nem
Piedade.
Ao ver Aquela Cena,parei a
Bicicleta e Desci Naquele
Exato Momento,o Jumento
Caiu,o Sujeito Aumentou 
Ainda Mais o Espancamento.
Não Aguentei,Sair Correndo
em sua Direção,a Primeira
coisa que fiz foi Tomar-lhes 
a Vara,Deitei-lhes a Vara ao
Lombo,como Estava a fazer
com o Pobre Jumento.
Depois fui de Encontro ao
Pobre Jumento,Tirei lhes a
Carga de Lenha,a Joguei em
Meio à Rua,Nesse Momento
já Começava a Juntar os
Curiosos,Mas nem Liguei.
Peguei a Corda de Caroá que
Estava ao Pescoço do Dito
Jumento,Larguei a Bicicleta
num Canto,o Levei  logo em
seguida ao Fórum Dr.Arnaldo
de Almeida Alcântara.
Ao Chegar ao Fórum Amarrei
o Jumento Junto à Grade,e fui
logo em seguida Ter com as
Autoridades,já fui logo
Dizendo,Este Pobre Animal
Estava sendo Espancado por
um Mal Feitor!Tomei-lhes o
Jumento e dei-lhes uma
Surra!Aqui Estou para -lhes
Entregar,Deixar-lo Ei aos
Vossos Cuidados,ao Ouvi-me
as Autoridades Trataram de
Tomar as Devidas 
Providências.
Arranjaram um Manga para
que o Infeliz Jumento tivesse
o Tratamento que Merecia,a
Comida e a Bebida.
Sair com a Alma Lavada,
não só por Ter Dado uma
Surra no Mal Feitor,Mas por
Ter Salvo Aquele Pobre das
Garras daquele Tirano.
Dado que,Depois daquele 
Fatídico Acontecimento,tem
Sido Grande a Minha Luta 
em Defesa da Natureza e dos
Irmãos que como Nós não 
tem o Poder de Raciocinar,
por Tanto,de Separar o Certo
do Errado,Vos Confesso que
Inda Tem Muito a ser Feito.
Nunca a Natureza Precisou
de Nós como Nesses Tempos
em que Esta Sofre com tantas
Agressões,não podemos ficar
Alheio a Tudo isso,Temos que
Reagir,sé isso não for Feito,o
Futuro da Nova Geração vai
ser Incerto.Paz e Bem.....

Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs