terça-feira, 4 de junho de 2019

FOLHA DE LOSNA

Caro Amigo,As Voltas com
os Acontecimentos desse
Mundo Moderno,tentando
Adaptar-me com tudo isso,
Sem Querer Perde-me em
Devaneios Inúteis o Tempo
em que me vejo Forçado a
Conviver com tudo isso,ao
Longo dos Anos.
Diante desses Constantes
Embates,Acometido pela
Melancolia,Recorro-me às
Lembranças,os Momentos
Felizes que Vivi na minha
Infância,Vo-lo Asseguro,os
Mais Deliciosos da Minha
Vida.
Mas não Falarei como
Muitos Escritores que
Sobrecarregam a Mente
dos Leitores com Historias
Mirabolantes,Difíceis de
Entender,tão Somente
Relembrar Algumas
dessas Passagens da
Saudosa Infância.
Dia desse ao Sair ao meu
Alpendre para Regar as
Plantas que Cultivo,dentre
elas às Medicinais,lembrei
me de uma Certa
Passagem que Aconteceu
me Ainda na Infância.
Numa Certa Manhã,Bem
Cedinho,Antes do Dia
Raiar,Mamãe Levantou-se
para os Afazeres da Casa.
Levantei-me Também,
como toda Criança
Curiosa,fui ver o que  Ela
Fazia,Indo Até o
Terreiro Donde Ela
Estava a Pilar o Milho
para o Cuscuz do Café
da Manhã.
Brincando com a Galinha
de Pintos que Catava as
Sobras do Milho que caia
ao Chão.
Eis que de Repente,fomos
Surpreendido pelos
Gritos vindo lá de fora,ô
de Casa!ô de Casa!ô de
Casa!Mamãe Respondeu,
ô de Fora!Sá Carmira!a
Mamãe mandou Buscar
um Gaim de Losna!o
Toim tá com Andaço!
Chega tá Cum Zoi Fundo
da Cgança!
Suspeita que é Vento
Caído!é pra já!Cuspiu no
Chão,tenho que Voltar
Antes do Cuspe Secar!a
Mamãe Correu de pressa,
foi ao Monturo,pegou
um Molhe de Folas da
Losna Dando ao
Moleque.
O Moleque saiu em
Disparada Montado num
Jumento Toco,pois o
mesmo Quando era
Pequeno os Cachorros
Arrancou lhes Quase a
metade do Rabo,o que o
Deixou Toco,Voltando
ao Assunto.
Como toda Criança,
Curiosa,Indaguei
à Mamãe o por que da
Losna,Ela Respondeu-me,
Essa Planta é um Santo
Remédio, Serve para
Muitas Enfermidades,
Quem Bem Souber não
fica Sem Ela.
Com o Passar dos Anos,
fui Aprendendo com a
minha Mãe,a Cultivar as
Plantas Medicinais,pois
na Hora do Aperto,elas
é uma Mão na Roda,ou
Melhor,um Santo
Remédio e poderá Salvar
uma Vida.
Dado que,essas são
Passagens que faço
Questão de Relatar,pois
Esses Ensinamentos
poderá ser Útil no
Momento Oportuno,ou
seja,Hora da Doença,
Afinal,não é toda Hora
que se tem Dinheiro para
ir à Farmácia....


Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs