quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PILANDO E SUANDO

Caro Amigo,Passa a Infância
e a Juventude Atormentando
se para Acompanhar a tal da
Modernidade,o Homem
perde os mais Belos dias da
sua VIDA,nos Esforçamos,
no Trabalho,sem Desfrutar
do menor Prazer nessa tão
Conturbada e Melancôlica
VIDA.
Ao atingir uma determinada
Idade,muda se a o nosso
modo de Pensar,ficamos um
pouco Saudosista.
Lembramos com Saudade
de algumas Passagens que
há muito ficou para trás,uma
dessas Passagens deu se na
Infância.
um Certo dia ao chegar da
Escola,Preparei-me para ir a
Pelada,pois tinha ouvido o
Assovio dos Colegas
Chamando-me,tratei logo de
sair de Fininho,porem,a
Mamãe percebeu.Pegou-me
pelo Braço,sentou-me ao
Pilão,com a seguinte Ordem,
se Levantar vais cai no
Chicote de Fedegoso.
Pegou a Gamela Grande que
estava num canto,foi até o
Paiol,Encheu a Gamela do
Arroz Catete.
O Arroz Catete,era o melhor
Arroz daquela época,vindo
em seguida,Encheu a Boca do
Pilão pegou a mão do Pilão,
Entregou-me e disse,Pise e
Bem Pisado!Questionar,nem
pensar,pois Palavra de Pai ou
Mãe naquela época era uma
Ordem.
Logo que comecei,as Galinhas
com seus Pintos começou a
Encostar se devido aos caroços
que caia.
Mamãe vendo o que acontecia,
foi até a Cozinha meteu a mão
no Fogão a Lenha,encheu a
mão de Cinza.Jogando a Cinza
em meio ao Arroz,fiquei um
pouco Curioso,Indaguei o por
que da Cinza no Arroz,ela
disse-me,é para não Derramar!
O fato é que,dai para frente não
derramou mais um Grão,a unica
coisa que caia era o Suor,entre
uma Pancada e outra da mão do
Pilão,tum,tum,tum,tum,tum,
De vez em quando Mamãe
colocava o Arroz na Peneira
tirando as Cascas,voltando em
seguida,depois de horas e muito
suor derramado,finalmente a
tarefa estava Cumprida.
Nem fui mais à Pelada,pois
estava todo Moído,devido a
Labuta,tive que contenta-me
com a Lasca de Rapadura e a
Caneca d,Água que a Mamãe
deu-me.
Dado que,ao ver as facilidades
que os Moços tem nesse Mundo
Moderno,fico a Pensar,é por
essas e outras que não dão
valor nas coisas que se tem.
Ademais,como um Cidadão
que segue ao pé da Letra os
Ensinamentos que herdou dos
Pais,faço questão de passa-los
adiante,não nos custa nada,e
ainda por cima,nos trás um
certo Alento a Alma....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs