quarta-feira, 26 de setembro de 2018

PÉ DE GALINHA

Caro Amigo,Ainda Criança,
sem a Curiosidade de que
Busca Penetrar os Segredos
da Natureza,Conhecer
Coisas Novas,Descobrir as
Causas Ocultas e Todos os
seus Mistérios,Conhecer o
que Existe Alem do Céu
Era Extravagâncias que
Jamais lhes Cruzava a
Mente.
Afinal,Eramos Crianças,e
como Criança Vivia sob o
Julgo dos Pais,Estes por
sua vez,era Quem Decidia
o que devia fazer,ou seja,
Ajudar nos Afazeres da
Casa ou Estudar,as vezes,
as Duas Coisas,Eu fiz as
Duas.
Em umas das minhas
Andanças por Este Sertão
que tanto Amo,ao Visitar
uma Certa Comunidade,
passei por um lugar,dei de
Cara com Arrozal.
Ao ver aquela Cena Bela,
pois o dito Cujo Estava
todo Cacheado,não pude
deixar de Voltar no Tempo,
as Inúmeras Empreitadas
que Travei nas Roças de
Arroz que meu Pai
Plantava.
Quando o Arrozal
Começava a Crescer,já
Começava o Trabalho,
Quando Estava Molhado
de mais,meu Pai dava a
Ordem,os Pequenos iam
para o Arrozal Arrancar
os Pés de Galinha.
Para Quem não Conhece,
a Lida na Roça,o Pé de
Galinha é uma Especie de
Graminha que Espalha se
com facilidade nas Roças
de Arroz.
Quando a Terra Estava
Bem Molhada,não dava
para Arrancar com a
Enxada,o Jeito era fazer o
Trabalho com as Mãos,ou
seja,Arrancar a Unha.
Depois dessa Empreitada,
mal Descansava,o Arroz
Começava a Cachear,era
hora das Baias,Tinha que
Montar o Girau,pois era no
Girau que Eu ficava para
Tocar as Baias.
Girau Pronto,Construido
Estrategicamente em meio
ao Arrozal,Embornal de
Pedras,Zunga em Mãos,
Começava a Lida,essa
Pendenga durava até que
o Arrozal era Cortado e ia
para o Terreiro para Bater.
Quando isso Acontecia,a
Meninada tinha Alguns
dias de folga,sempre a
Espera de Alguma Ordem
dos Pais,Afinal,Naquela
Época,Ordem dos Pais não
Questionava,Cumpria-se
sem Reclamar.
Dado que,diante desse
Mundo Moderno,dessas
Inúmeras Mudanças,Quase
não Obedecem os Pais,
Quando faz,faz com uma
Certa Restrição,faço
Questão de fazer essa
Lembrança,foi Graças a
Essa Obediência que sou
um Cidadão que só Anda
Sobre a Luz da Razão.
Ademais,como um Cidadão
que Preserva os Preceitos
que Herdou dos Pais,faço
Questão de passar para a
Minha Filha,para que possa
passar para meus Netos,
posso pecar por Excesso,não
por Omissão....


Raimundo Sucupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de Visitas Para Blogs